Geral

Equipe da Emater visita Embrapa em São Paulo para intercâmbio tecnológico

03/08/2016
Equipe da Emater visita Embrapa em São Paulo para intercâmbio tecnológico
Tecnologias de monitoramento via satélite oferecem uma gama de informações geoespaciais. (Foto: Ascom Emater)

Tecnologias de monitoramento via satélite oferecem uma gama de informações geoespaciais. (Foto: Ascom Emater)

A equipe do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural  Sustentável de Alagoas (Emater-AL), realiza visita técnica nesta quarta, quinta e sexta-feira em duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – Instrumentação e Monitoramento por Satélite, localizadas em São Carlos e em Campinas, no interior de São Paulo, respectivamente.

 

O objetivo da visita é conhecer tecnologias inovadoras desenvolvidas pela Embrapa que possam ser implantadas pela Emater para otimizar os serviços ofertados pelos agentes extensionistas do Instituto em Alagoas.  Estão presentes na visita técnica o direto-presidente, Carlos Dias, o gerente de planejamento e qualidade, Roncalli Araújo e o agente de ater, Allayone Novaes.

 

Serão observadas principalmente as tecnologias de monitoramento via satélite, que oferecem uma gama de informações geoespaciais para formação de banco de dados para elaboração de zoneamentos, mapeamentos e monitoramentos do uso e da cobertura das terras, além de indicadores de sustentabilidade e competitividade .

 

Outra ação inovadora da Embrapa é a utilização de drones (veículos aéreos não tripulados) na agricultura. Os drones permitem o monitoramento das atividades econômicas agrícolas através do sobrevoo das propriedades, oferecendo, através de suas câmeras de alta  qualidade, informações térmicas e sobre o relevo,  espaçamento no plantio, falhas no cultivo entre outras informações.

 

“É preciso conhecer as tecnologias já existentes dentro do nosso país para que a nós possamos trazer também inovações tecnológicas para a agricultura alagoana. Esses sistemas dão subsídios através das informações, para que, eventualmente, nossos técnicos possam passar uma melhor orientação e assistência aos agricultores familiares em Alagoas”, afirma o presidente da Emater, Carlos Dias.

 

De acordo com Carlos a intenção é formalizar uma parceria entre a Emater e a Embrapa, para uso de ferramentas gerenciais que possibilitem  a tomada de decisões de forma rápida e precisa. A Emater vai apresentar aos profissionais da Embrapa, um sistema informatizado de gestão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para o planejamento e acompanhamento ao agricultor familiar.

 

A Embrapa Instrumentação e Embrapa Monitoramento por Satélite trabalham ainda com as tecnologias de sensor de tensão de água no solo e controle de irrigação, irrigador solar, jardim filtrante, clorador Embrapa e atmômetro.