Geral

Educativa FM estreia programa sobre universo literário no sábado (6)

03/08/2016
Educativa FM estreia programa sobre universo literário no sábado (6)
Programa nasce com a missão de informar, discutir e refletir sobre a produção literária alagoana. Ascom/IZP

Programa nasce com a missão de informar, discutir e refletir sobre a produção literária alagoana. Ascom/IZP

O universo literário tem espaço garantido nas rádios Educativa FM de Maceió (107,7) e Arapiraca (106,9) com a estreia, neste sábado (6), às 9h30, do ‘Autoria’. Apresentado por Lininho Novaes, o novo programa é semanal, com duração de 30 minutos, e nasce com a missão de informar, discutir e refletir sobre a produção literária de Alagoas.

Na estreia, o assunto são as inquietações da literatura infantil que, nos últimos anos, vem chamando atenção devido ao aumento da produção e do reconhecimento da qualidade dos livros infantis produzidos em solo alagoano. E não é só. Em torno da literatura para crianças e adolescentes são realizadas uma série de ações, como projetos de incentivo à leitura e oficinas literárias.

No estúdio da Educativa FM, Lininho Novaes conversa de maneira descontraída e didática com o ilustrador Thiago Amaral e as jornalistas e escritoras Simone Cavalcante e Cláudia Lins. Além de diversos livros lançados, elas são responsáveis pelo Ler é Minha Praia, um projeto de circulação literária que foi o responsável por um circuito de atividades de contação de histórias, jogos literários e encontros.

As ações aconteceram em livrarias, bibliotecas, salas de leitura de escolas e instituições de Alagoas, Pernambuco e Sergipe e tiveram como público-alvo crianças e adultos – mais de mil pessoas foram atingidas no circuito.

O bate-papo literário gira em torno de pontos como políticas de incentivo à produção e consumo da literatura infantil; a importância da família e da escola nesse processo; projetos e ações para fomentar o hábito da leitura inda na infância.

“O ‘Autoria’ é uma excelente oportunidade para trocar experiências, informar e aprender sobre o rico e inesgotável universo literário. É um espaço destinado às admiráveis pessoas que habitam e produzem literatura no nosso Estado; e literatura no sentido mais amplo. É uma satisfação participar nessa nova ação pioneira do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP)”, disse Lininho Novaes.