Geral
Juceal simplifica entendimento sobre emissão de certidões.
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) realizou, nesta quinta-feira (28), a quarta edição da Oficina para Contadores e Empresários. O encontro faz parte da série de capacitações realizadas pelo órgão alagoano de registro em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae-AL) a fim de esclarecer dúvidas e desburocratizar o registro e a legalização de empresas.
Iniciando a primeira palestra da oficina, o analista de infraestrutura da Vigilância Sanitária do Estado, Fernando Romeiro, apresentou para os contadores e empresários presentes na oficina todo o fluxo do licenciamento perante a Vigilância Sanitária, dentro do Portal Facilita Alagoas, além das principais dificuldades encontradas para solicitação do alvará sanitário.
“Dependendo da função que você exerça, você depende do licenciamento de determinados órgãos específicos, e um deles é a Vigilância. Então se vocês não preencherem o requerimento e não anexarem os documentos de responsabilidade técnica, a gente não tem como dar andamento ao processo”, salientou Romeiro.
Os principais temas foram: a emissão de certidões, realizada pelo site da Junta Comercial, e a atualização de dados cadastrais no portal Facilita Alagoas. As analistas da Juceal, Lara Dominique e Priscylla Silva, explicaram como são realizados os procedimentos e os principais erros encontrados nas solicitações.
“Um dos erros encontrados e relatados pelos clientes é na hora de preencher os dados da certidão, quando não conseguem gerar a taxa. Geralmente, quando as pessoas vão digitar o CNPJ elas digitam com espaço, digitam com pontuação e por conta disso o sistema não avança, sempre dá problema. Outro fator importante é que as pessoas vão até a sede da Junta para retirar a certidão ou pagar a taxa, mas esse processo é realizado todo online e a emissão da certidão só é enviada por e-mail, em até 24h, após a compensação bancária”, esclareceu Lara Dominique.
Após as palestras, foi aberto momento para retirada de dúvidas, onde os analistas puderam esclarecer procedimentos realizados no Portal Facilita Alagoas e os serviços oferecidos pela Juceal.
Empolgado com a oficina, e um dos que mais tiraram dúvidas, o auxiliar contábil José Roberto expressou sua opinião a respeito da quarta edição da Oficina. “As palestras foram bastante produtivas. Tinham coisas que eu não sabia e agora fiquei sabendo, até porque a gente sempre acha que já sabe de tudo e quando revemos os pontos nessas palestras, aparecem coisas novas. Estou esperando as próximas oficinas e espero que sejam tão proveitosas quanto à de hoje”, declarou o ouvinte
A próxima oficina para contadores e empresários acontece no dia 25 de agosto, abordando assuntos pertinentes aos procedimentos da Junta Comercial e dos órgãos licenciadores.
Mais lidas
-
1BULLYING POLÍTICO
Cúpula da prefeitura troca farpas públicas com o vereador-novato Kall Mello
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara de Vereadores retira LDO da pauta e fará requerimentos de prestação de contas à prefeita Luísa Duarte
-
4OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas
-
5EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes