Geral
Programa “Nós” aborda o consumismo
O que é consumo? E consumismo? Consumismo é doença? Quais são as origens dessa tendência consumista? Estas e outras indagações serão discutidas no programa “Nós” deste sábado (18), às 11h30, pela Difusora AM. Tati Campos conversa sobre o assunto com o psicólogo Warllington Matos e Emerson Consel, que é gerente de uma loja de produtos eletroeletrônicos, especializado em venda de tecnologia mobile.
Não é à toa que o universo contemporâneo no qual habitamos é conhecido como “sociedade de consumo”. Depois da Revolução Industrial, que possibilitou o aumento da escala de produção e incrementou o volume de mercadorias em circulação, o mundo se modificou profundamente. Com a industrialização veio o desenvolvimento econômico nos moldes do liberalismo e o consumismo alienado.
Neste contexto, o consumista atua muitas vezes movido por distúrbios emocionais e psicológicos, ou por motivações socioeconômicas, como uma espécie de compensação pela frieza do convívio social, pela carência financeira, por uma autoestima deteriorada e por tantas outras razões. O resultado dessa atitude impulsiva é geralmente o endividamento crescente.
O que leva alguém a comprar de forma compulsiva ou mesmo a necessidade que alguns têm em querer ter equipamentos de última geração, mesmo quando o seu atual ainda está em perfeito estado? Os convidados desta semana Warllington Matos e Emerson Consel discutirão, cada um em sua área, como as pessoas são atraídas para comprar um equipamento e também de que modo podemos fazer uma compra consciente.
Sobre o programa
O programa “Nós” é comandado pela radialista Tati Campos. Indo ao ar todos os sábados, discute questões relacionadas à cultura, legislação, comportamento, ou algo que esteja em evidência. A atração conta com a participação de especialistas, em estúdio, e também depoimentos de internautas. A produção do programa tem usado as Redes Sociais para fazer perguntas, por meio do WhatsApp. As respostas em áudio são exibidas durante o programa.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
340 ANOS DE PRISÃO
Ministério Público pede condenação de Sargento da PM por matar feirante
-
4ESTAVA DESAPARECIDO
Filho de vereador é encontrado decapitado em São Miguel dos Milagres
-
5OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas