Cidades

Moradores comemoram início do programa que vai garantir mobilidade nas grotas de Maceió

30/05/2016
Moradores comemoram início do programa que vai garantir mobilidade nas grotas de Maceió
Pelo menos 300 mil pessoas que vivem nas grotas em Maceió serão beneficiadas com o programa que pretende melhorar a vida da população (Foto: Márcio Ferreira)

Pelo menos 300 mil pessoas que vivem nas grotas em Maceió serão beneficiadas com o programa que pretende melhorar a vida da população (Foto: Márcio Ferreira)

Moradora da Grota do Pau D’arco, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió, a aposentada Maria José da Silva, de 53 anos, explica que esperou, pelo menos 25 anos, por melhorias da infraestrutura na região.

Feliz com a implantação do Programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças, que vai reformar escadas e pontilhões de 76 grotas da capital alagoana, a aposentada comemorou a ação do Governo do Estado, explicando que o projeto é a realização do sonho de toda a população que reside na comunidade.

 

“Diariamente nós sofremos para subir e descer as escadarias da grota. É muito difícil ter que encarar, principalmente nos dias de chuva, mais de 300 degraus, correndo o risco de sofrer um acidente. Eu já escorreguei nas escadas, moro aqui há 35 anos e estou muito agradecida pelo projeto, porque vai melhorar a vida de todos nós. Acredito que além de ajudar na nossa segurança, também vai beneficiar nossa saúde, porque vai trazer melhorias no saneamento básico”, comentou Maria José da Silva.

Pelo menos 300 mil pessoas que vivem nas grotas em Maceió serão beneficiadas com o programa que pretende melhorar a vida da população, garantindo mobilidade urbana e social aos moradores. Nesta segunda-feira (30), as obras começaram na Grota do Pau D’Arco, beneficiando diretamente 16 mil pessoas.

A realidade é a mesma para o também morador Osmário da Silva, de 52 anos. Aposentado, ele garante que o projeto trará diversos benefícios para a população, que convive com o esquecimento do poder público há mais de 20 anos.

 

“Sofremos muito para carregar compras, botijões de gás, bicicleta, e tantas outras coisas. Não é fácil subir e descer as escadarias de uma grota, só nós, que vivemos aqui, sabemos o sofrimento diário que vivenciamos. Hoje, é um dia muito especial para todos os moradores, eu tenho certeza disso, porque poderemos sonhar com um futuro melhor para nossa família”, frisou o aposentado.

Robson Lima, líder comunitário e presidente do Movimento da Humanização das Grotas de Maceió, declarou que este é um momento histórico para todas as grotas da capital alagoana. De acordo com ele, nunca nenhum Governo investiu nas comunidades.

 

“A necessidade e a importância de uma escadaria e de um pontilhão para nós que moramos nas grotas é muito importante e se compara a um viaduto no centro da cidade, porque é a nossa saída de casa. A mobilidade urbana nas grotas foi esquecida. O projeto do Governo de Alagoas chegou na hora e no Governo certo. Nós, moradores, temos que agradecer e parabenizar o governador pela atitude, onde beneficia tantas famílias dentro dessas grotas”, declarou Robson Lima.

A líder comunitária Miriam Gomes da Silva, garante que o projeto é muito viável para os moradores das grotas. Segundo ela, a população não tem como atravessar os pontilhões, nem como transportar as crianças para as escolas, tendo que andar por dentro do rio. “É muito difícil com a chuva para subir as escadarias com crianças, porque fica escorregadia, já presenciamos diversos acidentes na região. Há 20 anos eu luto por isso, nosso sofrimento é diário. Esperamos muito e finalmente nosso dia chegou. Conseguimos realizar um sonho”, concluiu Miriam Gomes.