Geral
Naufrágio deixa ao menos 45 mortos no Mar Mediterrâneo
Pelo menos 45 migrantes morreram nesta sexta-feira (27/05) em um naufrágio no Mar Mediterrâneo e mais de 2 mil foram resgatados em barcos na região, afirmou a Guarda Costeira da Itália. Dezenas de pessoas continuam desaparecidas.
“O navio Vega resgatou 135 migrantes na carcaça de um barco, 45 corpos foram recuperados e as buscas prosseguem”, disse a Marinha italiana. Não há informações exatas sobre o número exato de pessoas que estavam a bordo da embarcação no momento do acidente.
A nova tragédia aconteceu um dia após um naufrágio que matou entre 20 e 30 pessoas. Somente nos últimos três dias mais de 70 migrantes morreram tentando fazer a travessia no Mediterrâneo em direção à União Europeia (UE).
“Três naufrágios, em três dias, é preocupante. Agora estamos vendo chegar barcos de pesca em muito mau estado”, afirmou Carlotta Sami, porta-voz agência da ONU para refugiados (Acnur).
Ao longo desta semana, cerca de 14 mil migrantes foram resgatados no Mar Mediterrâneo, segundo a Guarda Costeira italiana e a ONU. O clima mais quente e as águas mais calmas causaram o aumento no número de pessoas que tentam cruzar o mar saindo da Líbia.
O número de migrantes busca essa travessia tem se mantido constante em relação ao mesmo período dos dois últimos anos. Segundo dados divulgados pelo Acnur em meados de maio, desde o início do ano, mais de 28,5 mil migrantes chegaram à Itália através do Mediterrâneo. A Organização Internacional para as Migrações estima que mais de 1,4 mil pessoas morreram tentando alcançar a Europa por essa rota neste ano.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar