Cidades
“Prefeitura Com o Povo” leva ações sociais para o Centro de Arapiraca
“É assim que a gente faz”. O slogan do projeto “Prefeitura Com o Povo” explicita o jeito inovador e, ao mesmo tempo, simples de se trabalhar em Arapiraca.
A pedido da prefeita Célia Rocha, mensalmente, ações socioculturais e de cidadania estão sendo levadas para os diversos núcleos do município, sejam eles nos bairros periféricos ou no Centro comercial.
Nesta sexta-feira (27), mais uma edição do projeto ocorreu no Centro, desta vez na Praça Deputado José Marques da Silva.
“Vemos aqui que o arapiraquense tem recebido bem estas investidas que o poder público tem proporcionado, fazendo atendimento de forma gratuita e ofertando serviços de diversos segmentos. Ficamos felizes por que também hoje estamos reverenciando aqui os 50 anos de existência do Lions Club, um importante parceiro em nossas ações sociais”, diz o vice-prefeito Yale Fernandes, ao lado do deputado estadual Ricardo Nezinho e do presidente do Lions, Gustavo Brandão.
Segundo este último, a instituição comemora cinco décadas de atividades filantrópicas prestadas à sociedade, como a doação do terreno da Casa dos Velhinhos e a construção da Praça Lions, por exemplo, havendo muitas metas para os próximos anos.
Um dos beneficiados foi o aposentado José Sival Bispo, de 68 anos, que recebeu sua Caderneta do Idoso e fez exames de glicemia e pressão arterial. Tudo regulado, segundo ele.
“Sou de Maceió e vim passar uma temporada em Arapiraca, pois tenho família aqui. Estou maravilhado com uma Prefeitura tão integrada, trabalhando junto, em prol do povo”, coloca.
Gratuitamente, o evento disponibilizou emissão de RG; testes rápidos de HIV/Aids, sífilis e hepatite, acolhimento e resultado do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA); orientações sobre a Saúde da Criança com distribuição da Caderneta do Adolescente; estímulo ao aleitamento materno; orientações de prevenção de acidentes no trânsito com o “Maio Amarelo”; rodas de conversa e orientações nutricionais, sobre dengue, acerca da saúde do homem e da mulher e sobre saúde mental; uso racional de medicamentos; distribuição de preservativos; aconselhamento sobre drogas com a Rede Acolhe e Anjos da Paz; e orientações sobre postura e cuidados com a coluna, entre outros.
Outras ações ocorreram a exemplo do agendamento para o recadastramento do Bolsa Família, com a equipe do Cadastro Único (CadÚnico), informações para usuários e empresas sobre o projeto Pronatec Jovem Aprendiz, encaminhamentos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), recepção cultural e banda com jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); dinâmicas e contação de histórias; orientações ambientais e distribuição de mudas; e atuação de conciliação por parte da Defensoria Pública, afora outros pormenores, como a coleta de sangue realizada pelo Hemocentro de Arapiraca (Hemoar).
“Isto que é interessante nesse projeto: trazer tudo para o mesmo plano. Tudo se resolve aqui mesmo”, pontua a educadora física do Sesc Arapiraca, Juliana Cordeiro, que estava no local em parceria com a Prefeitura, fazendo testes de índice de massa corpórea (IMC).
Além do Centro, o “Prefeitura Com o Povo” já peregrinou pelos bairros Caititus, Manoel Teles, Olho d’Água dos Cazuzinhas e Jardim Esperança.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar