Geral

Portocalvenses comemoram cinquentenário de sua 1ª escola de ensino médio

27/05/2016
Portocalvenses comemoram cinquentenário de sua 1ª escola de ensino médio
Comunidade escolar da Escola Nossa Senhora da Apresentação prepara festa (Fotos: José Demétrio)

Comunidade escolar da Escola Nossa Senhora da Apresentação prepara festa (Fotos: José Demétrio)

Considerada pela comunidade escolar de Porto Calvo como berço do progresso da educação no município, a Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação (EENSA) comemora seus 50 anos neste final de semana com uma grande festa em vários pontos da cidade​. A programação foi​ preparada por direção, professores e seus quase 900 alunos.

As festividades iniciam nesta sexta-feira (27) com o Desfile Garoto e Garota EENSA, no Centro Comunitário Calabar. Já no sábado (28), alunos e professores distribuirão cestas básicas à comunidade carente, enquanto no domingo (29), será realizado um grande desfile cívico pelas principais ruas da cidade a partir das 15 h. A programação se encerra na terça-feira (31), com uma missa solene celebrada na Igreja Matriz, a partir das 19h.

“Nós somos frutos desta escola. Hoje, temos vários professores, médicos, enfermeiros, juízes e inúmeros outros profissionais que tiveram aqui sua base. E nosso sonho é vê-la crescer ainda mais. A nossa região e nossa escola merecem esta festa”, destaca a ex-aluna, ex-professora e atual diretora geral, Inadelvânia de Melo Silva, que acompanhada de seu adjunto, João Batista de Oliveira, convida a população em geral para prestigiar a festa.

Para proporcionar maior conhecimento e valorização à data, a equipe pedagógica da escola também trabalhou o tema com os alunos de forma interdisciplinar. Na próxima semana, eles participam de um grande simulado com questões sobre a história da escola e seus personagens.

“Foi uma das formas que encontramos para reforçar este registro para nossos alunos e ainda ajudar na preparação para o Enem. Todas as questões e proposta da redação são baseadas no contexto da história da escola”, explicou a coordenadora pedagógica e ex-gestora, Edclea Ataíde.

De mãe para filha – A diretora Inaldevânia tem uma história de amor particular  com a escola. Além de gestora, professora e ex-aluna, ela é filha de uma das responsáveis pela fundação da escola, Vânia Lúcia de Melo Silva.

Na época, aluna do curso de Admissão da Escola Guedes de Miranda, também em Porto Calvo, dona Vânia integrou o grupo que solicitou ao padre Expedito Barbosa de Macedo a criação de um espaço onde os jovens da região pudessem dar continuidade aos estudos no ginásio (na época, o equivalente ao ensino fundamental maior) sem precisar se deslocar até Maceió. Também coube a ela sugerir o nome da escola, uma referência à padroeira de Porto Calvo.

“Ao se tornar professora da escola, minha filha Inaldivânia realizou um sonho meu, dando continuidade e fortalecendo nossa história de amor com a escola”, conta dona Vânia.

Ela destaca a importância da escola para Porto Calvo. “Estou emocionada ao ver que a semente plantada deu espaço a uma escola tão linda. O meu desejo é que estes estudantes aproveitem e valorizem esta grande oportunidade e privilégio, que não tínhamos em outras épocas”, declara emocionada.

História – Por volta de 1965, jovens moradores portocalvenses sem condições financeiras para estudar fora do município, liderados por Vânia Lúcia Melo Silva, foram à procura do padre Expedito Barbosa de Macedo em busca de uma alternativa para dar continuidade aos estudos. Após insistentes pedidos, o “ginásio” foi fundado em 1966, pelo padre Expedito Barbosa de Macedo, ofertando ​cursos para cerca de trinta e cinco alunos.

A unidade, que começou a funcionar na casa paroquial, ocupou também os prédios da antiga casa da cultura, hoje a sede da 10ª Gerência Regional de Educação (Gere). Em seguida, a unidade funcionou na sede Escola Estadual Guedes de Miranda e, a partir de 1976, ganhou o atual espaço na Rua Varadouro, uma das principais da cidade.

Orgulho -​ Professores e estudantes falam com orgulho da ​unidade e de seus frutos.  É o caso de Derbisson Gean de Jesus Silva, ex-aluno e hoje professor de física da escola. “Esta escola é um berço da educação, sempre preparando os cidadãos de Porto Calvo. Foi um prazer estudar aqui, onde também realizei o sonho de tornar-me professor. Estou realizado e feliz em poder comemorar esta data”, comemora.

Adriele dos Santos Silva, estudante do 3º ano do Ensino Médio, fala da sua relação com a escola, onde estuda desde o 5ª ano do Fundamental. “É uma escola excelente, sempre trazendo novidades para seus alunos: desfiles, jogos, feiras. E sempre buscamos ajudar a trazer melhorias. Tenho orgulho de estudar aqui”, revela.