Geral
Estudantes preparam festa para receber símbolo olímpico no Agreste
O Agreste alagoano promete uma bela festa para receber a tocha olímpica no dia 29, quando ela passar por São Sebastião e Arapiraca. O símbolo olímpico percorrerá seis municípios alagoanos.
Três estudantes da rede estadual participarão do revezamento da tocha na região: Bruna Kethlen Alves Oliveira e Roberto Silva Oliveira, ambos alunos do ensino fundamental na Escola Adriano Jorge, de Arapiraca, e Maiane Alves Barbosa, estudante da 3ª série do ensino médio da Escola Professor Felix de Carvalho, em São Sebastião.
Os jovens foram selecionados graças à participação no concurso de redação “O Brasil e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Os autores dos melhores textos foram escolhidos para carregar a tocha olímpica em suas cidades.
Em suas redações, os adolescentes destacaram como o esporte e o espírito olímpico influenciam positivamente a sociedade. “Em meu texto lembrei que o esporte conseguiu interromper guerras, renovar esperanças e trazer exemplos de superação com os atletas”, conta Bruna Kethlen. Já Maiane Alves teve uma abordagem diferente em sua redação. “Falei sobre a inclusão social que os jogos proporcionam aos jovens”, diz.
Roberto Silva, que redigiu sem fazer revisão, ressaltou os valores intrínsecos ao esporte. “Os Jogos nos trazem muitas lições. A vitória de um atleta é consequência de honestidade, determinação, superação”, observa o garoto.
Momento histórico – Os três estudantes são unânimes ao dizer que nunca imaginaram que a tocha olímpica passaria por suas cidades. Muito menos, que seriam condutores da mesma.
“Concorri com outros 400 alunos de minha escola e não esperava que o meu texto fosse escolhido. Fiquei chocada. Para mim, é uma honra, pois participarei de um momento que vai marcar a história da minha cidade”, revela Bruna.
Roberto também recebeu o resultado com surpresa. “Estava no meio de uma aula quando a direção da escola me chamou. Quando me contaram que minha redação tinha sido selecionada, achei que fosse uma brincadeira” lembra.
Já Maiane conta que seus status de condutora da tocha a transformou em uma celebridade em São Sebastião. “Nas ruas da cidade, todos já sabem. Na escola, meus colegas e professores estão felizes e torcem por mim”, fala.
Festa – O Agreste promete uma grande festa na recepção do maior símbolo olímpico no dia 29. Os alunos da rede estadual são presença garantida nesta celebração, conforme adianta a titular da 5ª Gerência Regional de Educação (Gere), Wilany Felix.
“Além dos três alunos que participarão do revezamento, nossas escolas promoverão performances culturais em Arapiraca. Teremos apresentações das escolas Adriano Jorge, Quintella Cavalcante, Manoel André, Izaura Antônia de Lisboa e a banda fanfarra da Escola Avelina do Carmo, de Traipu. Além disso, estudantes também vão compor o corredor humano que abre espaço para a passagem da tocha. Será um domingo de muita festa na cidade”, garante Wilany Felix.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia Jesimiel Pinheiro como secretário adjunto de infraestrutura