Geral
Secretaria da Fazenda promove seminário ‘Novos Rumos da Fiscalização’
O secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro, abriu, nesta segunda-feira (23), as atividades do Seminário “Novos Rumos da Fiscalização”, ofertado a cerca de 100 servidores fazendários com o propósito de expandir as perspectivas de atuação e desenvolvimento do fisco alagoano.
Durante a abertura, Santoro prestou contas sobre as ações de aperfeiçoamento da gestão fazendária e ressaltou a importância de se oferecer condições de desenvolvimento profissional aos servidores fazendários de modo geral, principalmente aos auditores fiscais, para o alcance de uma fiscalização cada vez mais especializada.
“Entendemos a necessidade de capacitar os servidores para que alcancemos novos rumos na fiscalização estaduais e tenhamos novas visões do trabalho que desenvolvemos para que, desta forma, consigamos obter melhores resultados”, frisou.
O seminário acontece até a quarta-feira (25) e é dividido em cinco palestras, sendo duas ministradas por fiscais alagoanos com os temas ‘Malha Fiscal, Domicílio Eletrônico e SPED’ e ‘Simples Nacional e Business Intelligence’. Outras três serão ministradas por fiscais do Rio de Janeiro, que apresentam suas experiências exitosas nas áreas de ‘Malha e Planejamento Fiscal’, ‘Energia e Telecomunicações’ e ‘Supermercados e Lojas de Departamento’.
A vinda dos fiscais do Rio para Alagoas é fruto de convênio de cooperação técnica firmado entre as secretarias para o compartilhamento de experiências e metodologias que contribuam para o aperfeiçoamento das atividades.
Desenvolvimento
Como compartilhado com os participantes, a Sefaz vem investindo, cada vez mais, em iniciativas de valorização dos servidores com foco no desenvolvimento profissional, a exemplo do cronograma de cursos já definido para 2016 nas áreas de tributação, finanças e tecnologia da informação e a corrente de negociação para realização de mestrado profissional, ambos em parceria com palestrantes e instituições renomadas.
Entre as iniciativas já em vigor, Santoro citou a parceria firmada com a FIPE para treinar fiscais de tributos na fiscalização do setor de combustíveis e de royalties, permitindo que a equipe tenha pleno domínio de metodologias de checagem e comparação de dados para monitoramento contínuo do segmento e correção de possíveis irregularidades.
Programação
23/05/2016
8h30 as 12h – Malha Fiscal, Domicílio eletrônico e SPED
Palestrante: Kleberson – Sefaz Alagoas
14h as 17h – Simples Nacional, B.I.
Palestrante: Márcio Maciel – Sefaz Alagoas
24/05/2016
8h30 as 12h – Malha Fiscal e Planejamento Fiscal
Palestrantes: Fernando Teixeira Pinto e Rafael Quintana – Sefaz RJ
14h as 17h – Energia e Telecomunicações
Palestrante: Carlos Alberto Cincura – Sefaz RJ
25/05/2016
8h30 as 12h – Supermercados e Lojas de Departamentos
Palestrante: Gabriel Rabelo da Silva – Sefaz – RJ
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia Jesimiel Pinheiro como secretário adjunto de infraestrutura
-
4USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
5DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios