Geral
Magistrados alagoanos participam de treinamento para lidar com a imprensa
Juízes do Judiciário de Alagoas participam de treinamento durante esta segunda-feira (23), na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), com o tema “Justiça e jornalismo: técnicas de comunicação eficiente em mídias tradicionais e digitais”. O workshop é ministrado pelo jornalista Fábio Gusmão, editor do jornal Extra do Rio de Janeiro.
“O principal objetivo é fazer com que eles percebam a importância de facilitar essa comunicação com os jornalistas, como peças fundamentais para passar o discurso para a sociedade”, explicou Gusmão. Ele ressaltou que os juízes estão participando do debate, trazendo as experiências pessoais que tiveram no exercício da magistratura.
Durante a parte teórica do curso, Fábio Gusmão frisou que a mensagem precisa ser passada da forma mais simples possível, traduzindo-se os termos jurídicos para o público. Com uma estrutura montada na Esmal, os juízes também estão tendo a oportunidade de fazer simulações de entrevistas em rádio e televisão.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, acompanhou o início do treinamento. “Às vezes proferimos uma decisão ou um gesto que pode ser mal entendido. Temos quer ver o viés de quem entende de comunicação, para que isso possa ser difundido de forma positiva”, observou.
O desembargador destacou que comunicação do Tribunal, por meio de sua Diretoria de Comunicação Social (Dicom), tem evoluído durante sua gestão, com ações como a reforma do site institucional; a circulação de um informativo impresso mensal (TJ Notícias), distribuído entre operadores do direito e formadores de opinião; e o convênio com a TV Assembleia, que agora também divulga o conteúdo produzido pela TV Tribunal, assim como a TV Educativa.
A juíza Lorena Carla Sotto-Mayor, titular da Comarca de Viçosa, considera o workshop uma iniciativa “excelente e necessária”. “Na medida em que o Poder Judiciário está tentando se aproximar da sociedade, é inegável a importância dos meios de comunicação nesse movimento. É através a mídia que gente vai conversar com a sociedade”, avaliou.
Além do TJ/AL e da Esmal, curso tem o apoio da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), da Associação dos Membros do Ministério Público (Ampal), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Alagoas (Fecomércio) e do Sindicato da Habitação de Alagoas (Secovi). Uma versão do treinamento também foi ministrada para membros do Ministério Público de Alagoas, na sexta-feira (20).
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia Jesimiel Pinheiro como secretário adjunto de infraestrutura
-
4USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
5DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios