Geral

Lais Souza explica vídeo em que mexe o braço e diz: ‘esforço compensa’

23/05/2016
Lais Souza explica vídeo em que mexe o braço e diz: ‘esforço compensa’
(Foto: Reprodução/Notícias ao Minuto)

(Foto: Reprodução/Notícias ao Minuto)

Lais Souza, 27, postou na última sexta-feira (20) um vídeo nas redes sociais em que mexe o braço direito durante um exercício. Tetraplégica desde um acidente em janeiro de 2014, quando estava esquiando nos EUA, ela disse que o movimento é algo que busca há mais de dois anos e explicou como ele acontece.

“O vídeo é desta semana que passou. Eu faço esse exercício deitada de lado, então a gravidade do meu braço some e consigo puxar. Faço força com minha escápula, consigo puxar e virar, como se fosse um rolamento lateral. Consigo fazer dos dois lados. Estou ficando mais forte para fazer isso. Venho ficando mais forte nos treinos”, disse Lais à reportagem.

No sábado e no domingo ela acompanhou a etapa de São Paulo da Copa do Mundo, na tribuna de honra do ginásio do Ibirapuera. Ela competiu como ginasta nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e Pequim-2008. Muito assediada pelos fãs, disse que essa evolução a motiva a continuar o tratamento.”É motivação, envolve meu esforço diário e está compensando. Eu fico refletindo… E é tudo que eu quero, por mais que seja pequeno, está acontecendo”, afirma Lais.

ACIDENTE

Desde 2013 Lais começou a treinar esqui aéreo e conseguiu vaga para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Durante treinamentos nos Estados Unidos, Lais sofreu um acidente em 28 de janeiro de 2014 que causou uma torção na coluna cervical. Após passar por cirurgia, Lais começou um longo tratamento para recuperar os movimentos.

Ela se submeteu a um tratamento com células-tronco pelo Miami Project to Cure Paralysis (Projeto Miami para curar paralisia) e tem apresentado alguma sensibilidade em partes dos pés e das pernas. Apesar de significativa em relação ao seu quadro anterior, essa melhora ainda é muito discreta para que se possa fazer um prognóstico sobre o alcance da recuperação. Com informações da Folhapress.