Geral

Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher é comemorado com doação de sangue nesta terça-feira (24)

23/05/2016
Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher é comemorado com doação de sangue nesta terça-feira (24)
Campanha de doação de sangue do Hemoal e Semudh nesta terça-feira (24) quer chamar atenção para o cuidado precoce com a saúde e o respeito com a mulher no exercício da maternidade (Foto: Divulgação)

Campanha de doação de sangue do Hemoal e Semudh nesta terça-feira (24) quer chamar atenção para o cuidado precoce com a saúde e o respeito com a mulher no exercício da maternidade (Foto: Divulgação)

Em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, ambos comemorados no próximo sábado (28), a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh/AL), em parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), realiza nesta terça-feira (24), uma coleta de sangue itinerante, na sede da Secretaria, localizada na Rua Cincinato Pinto, Centro de Maceió.

Com o slogan “Mulher, Sangue Forte!”, a ação tem por objetivo chamar a atenção do poder público e das mulheres sobre a necessidade de despertar para a importância do cuidado precoce com a saúde e do cuidado e respeito com a mulher no exercício da maternidade.

De acordo com o relatório “Tendências sobre a Mortalidade Materna: 1990 a 2010”, elaborado pelo Fundo de População das Nações Unidas do Brasil (UNFPA), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Banco Mundial, a cada dois minutos uma mulher morre por complicações na gravidez. As quatro causas mais comuns de morte são hemorragias graves após o parto, infecções, hipertensão durante a gravidez e abortos inseguros, realizados em más condições.

O documento mostra ainda que 99% das mortes maternas ocorrem nos países em desenvolvimento e que a grande maioria destes casos pode ser evitada por meio de intervenções de eficácia comprovada e da realização correta do pré-natal durante o período de gravidez.

Ainda conforme o relatório, o Brasil registrou uma redução de 51% nas mortes maternas, superior à média mundial e latino-americana para o período, mas ainda insuficiente para alcançar a meta do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 5, de saúde materna, que estabelece uma redução de 75% em relação aos dados de 1990.

“Nós queremos com esta ação chamar atenção da população para estes dados e unirmos forças por condições de saúde melhores para as mulheres, em todas as fases de sua vida, e aproveitarmos para praticar uma ação de solidariedade, doando sangue e vida em nome desta causa. Esperamos, assim, contar com a colaboração e engajamento de todos. Vamos doar tempo e vida a quem precisa”, disse a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Rosinha Cavalcante Estrela.

Serviço:

 

O quê: Doação de sangue itinerante em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

 

Onde: no estacionamento na Semudh/AL, localizada na Rua Cincinato Pinto, no Centro de Maceió, em frente ao Palácio República dos Palmares.

 

Quando: terça-feira (24), das 8h às 16h.