Variedades
Documentário brasileiro é premiado em Cannes
O documentário brasileiro “Cinema Novo”, de Eryk Rocha, venceu o prêmio “Olho de Ouro” do Festival de Cannes, que homenageia a melhor produção do tipo exibida durante o evento.
A honraria foi criada em 2015 e teve como primeira ganhadora a chilena Marcia Tambutti Allende, com “Além do meu avô Allende” – ela é neta do ex-presidente Salvador Allende. Desta vez o júri foi presidido pelo italiano Gianfranco Rosi, vencedor do Urso de Ouro no último Festival de Berlim com “Fogo no Mar”, que conta a história de imigrantes que chegam à ilha de Lampedusa.
Como o próprio nome diz, o documentário de Eryk Rocha fala sobre o movimento “Cinema Novo”, que teve seu auge entre as décadas de 1950 e 1970 e foi influenciado pelo neorrealismo italiano. O diretor é filho do também cineasta Glauber Rocha, um dos expoentes desse período.
Outro filme brasileiro que pode ser premiado em Cannes é “Aquarius”, cotado para vencer a Palma de Ouro, principal honraria do festival, embora não esteja entre os favoritos.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais