Variedades
Documentário brasileiro é premiado em Cannes


Cena de ‘Cinema Novo’, documentário dirigido pelo brasileiro Eryk Rocha e exibido em Cannes
(Foto Divulgação)
O documentário brasileiro “Cinema Novo”, de Eryk Rocha, venceu o prêmio “Olho de Ouro” do Festival de Cannes, que homenageia a melhor produção do tipo exibida durante o evento.
A honraria foi criada em 2015 e teve como primeira ganhadora a chilena Marcia Tambutti Allende, com “Além do meu avô Allende” – ela é neta do ex-presidente Salvador Allende. Desta vez o júri foi presidido pelo italiano Gianfranco Rosi, vencedor do Urso de Ouro no último Festival de Berlim com “Fogo no Mar”, que conta a história de imigrantes que chegam à ilha de Lampedusa.
Como o próprio nome diz, o documentário de Eryk Rocha fala sobre o movimento “Cinema Novo”, que teve seu auge entre as décadas de 1950 e 1970 e foi influenciado pelo neorrealismo italiano. O diretor é filho do também cineasta Glauber Rocha, um dos expoentes desse período.
Outro filme brasileiro que pode ser premiado em Cannes é “Aquarius”, cotado para vencer a Palma de Ouro, principal honraria do festival, embora não esteja entre os favoritos.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
VEJA VÍDEO: Depoimento de candidata investigada revela contradições em caso de fraude à cota de gênero
-
2A POLÍTICA COMO ELA É
Dose dupla na Prefeitura: irmãs de ex-vereador Val Basílio são nomeadas para cargos no primeiro escalão em Palmeira dos Índios
-
3PRONUNCIAMENTO
Renan Calheiros cobra que venda da Braskem assegure indenizações ao Estado e às vítimas da tragédia em Maceió
-
4NOVA SECRETÁRIA
Marília Albuquerque é nomeada secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas
-
5MUNDO
Prima de príncipes William e Harry, Rosie Roche é encontrada morta aos 20 anos em casa na Inglaterra