Geral
Equipe alagoana de judô embarca para Bahia com esperança de medalhas
A equipe que representará Alagoas no Campeonato Brasileiro Sub 18 de judô embarcou nesta sexta-feira (13) para o município de Lauro de Freitas, na Bahia. Competição será disputada no sábado (14) e no domingo (15).
Quatro atletas são também estudantes da rede estadual: Renglis Xavier, José Ayrton Lima e Igor Vieira, da Escola Estadual Theonilo Gama, e Isabella Silva, da Escola Dom Constantino Luers, de Campo Alegre, que competirá representando o Projeto Fenix.
O técnico da equipe, Ricardo Sérgio Santos, também é professor da rede estadual e coordenador do projeto de judô da Escola Theonilo Gama.
Ao todo, dez atletas compõem a equipe alagoana – cinco do feminino e cinco do masculino. Grande parte destes atletas foi revelada em projetos sociais da Federação Alagoana de Judô (Faju), em parceria com as secretarias de Estado do Esporte e Juventude (Selaj), Educação (Seduc) e prefeituras. O professor Ricardo Sérgio explica a importância destes projetos.
“São dos projetos sociais que, atualmente, saem mais atletas com melhor desenvolvimento no esporte, inclusive o judô. Além de serem instrumentos educativos e sociais, estes projetos ainda revelam atletas de alto rendimento”, observa Ricardo Sérgio, que também leciona no Programa AABB Comunidade, uma parceria entre o Banco do Brasil e a rede estadual de ensino.
Disputa
No Campeonato Sub 18 Regional, disputado em abril, em Natal (RN), dois atletas da equipe, José Ayrton, da Escola Theonilo Gama, e Janielly Santos, do Projeto Andrade, de Arapiraca, foram prata, enquanto Renglis Xavier (seleção brasileira/Escola Theonilo Gama), Igor Vieira (Escola Theonilo Gama) e Isabella Silva (Projeto Fenix) conquistaram o ouro.
Ricardo Sérgio avalia que os alagoanos têm boas chances no campeonato brasileiro. “Não se faz um campeão da noite para o dia e, sim, em longo prazo, seguindo um macrociclo de treinamento bem elaborado. Uma parte da equipe é composta da renovação de atletas e outra, apesar da pouca idade, de atletas experientes e com chances reais de conquistar medalhas”, diz o professor.
Os judocas também se mostram confiantes em bons resultados. “Treinei bastante e tenho boas expectativas para a competição. Estou muito feliz por representar Campo Alegre, Alagoas, minha escola e o Projeto Fenix”, revela Isabella Silva.
José Ayrton, Igor e Renglis, da Theonilo Gama, viajam almejando medalhas na competição. “Será meu último ano no sub 18 e treinei bastante. A equipe está muito focada e vamos buscar medalha”, promete Ayrton. “Viajamos com a expectativa de chegar à final. Para nós, é muito importante representar Alagoas e a nossa escola”, afirma Igor.
Com apenas 17 anos, Renglis Xavier acumula títulos, dentre eles, o tricampeonato dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) e dois bronzes nos campeonatos brasileiros sub-18 e sub-21. No final do ano passado, foi escolhido para integrar a seleção brasileira sub-18 de judô. “Este também será meu último ano no sub 18 e pretendo superar os resultados anteriores que tive no campeonato”, conta o judoca.
Treinamento
Após a competição, os atletas participam de um treinamento de campo promovido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) com judocas de todo o país até o dia 18. No mês de junho, parte da equipe alagoana retorna a Lauro de Freitas para a disputa do Brasileiro Sub 21 de Judô.
Confira abaixo a lista com todos os atletas que integram a equipe que representará Alagoas no Campeonato Brasileiro Sub 18:
Igor Vieira (Escola Theonilo Gama – categoria – 50 kg)
José Ayrton (Escola Theonilo Gama – categoria – 55 kg)
João Lucas (Colégio São José – categoria – 66 kg)
Renglis Xavier (Escola Theonilo Gama – categoria, categoria -81 kg)
Rai Neves (Colégio Santa Catarina, de Arapiraca – categoria+ 90 kg)
Janielly Santos (Colégio Santa Catarina, de Arapiraca, categoria – 44 kg)
Alicia Santos (Escola Municipal Hugo Melo de Arapiraca, categoria – 48 kg)
Nathally Santos (Colégio Padre Anchieta de Arapiraca, categoria – 52 kg)
Kayenne Ferreira (Escola Municipal Hugo Melo de Arapiraca, categoria – 57 kg)
Isabella Silva (Escola Dom Constantino de Campo Alegre, categoria – 63 kg)
Mais lidas
-
1ASSASSINATO
Homem é morto a tiros na Cafurna em Palmeira dos Índios
-
2HUMILHAÇÃO
CSE em crise: Ex-Prefeito, Prefeita Luisa Duarte e Vice Sheila abandonam time na torcida em campo e no bolso
-
3BRIGA CONTINUA
Luísa Duarte dá publicidade inédita ao repasse do duodécimo de R$ 765 mil; valor expõe sobra de mais ou menos R$ 420 mil na Câmara
-
4SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
5PAGOU O PATO
CSE demite técnico Fernando Tonet após derrota acachapante para o CRB