Geral
Itec promove palestra sobre estilo arquitetural
29/04/2016
Um sistema em funcionamento pode chamar a atenção por vários motivos: disposição dos elementos, uso intuitivo, cores, design, rapidez, dinamicidade e a capacidade de comunicação com outros sistemas. Porém, quem aprecia não imagina muitas vezes a quantidade e a importância das ferramentas que trabalham nos bastidores para assegurar o bom funcionamento da aplicação.
Uma dessas ferramentas é o estilo arquitetural RESTful Api (Transferência de Estado Representacional) tema da palestra ministrada nesta sexta-feira (29), na continuidade do evento Sexta do Conhecimento, promovido pelo Itec.
O evento acontece no auditório do Instituto, na Rua Barão de Alagoas, e será apresentado pelo analista de sistemas Fernando Oliveira. É aberta apenas para os profissionais do Órgão e parceiros, previamente informados. A cada sexta-feira, um novo tema sobre o universo das tecnologias entrará na pauta de discussão dos participantes, com o objetivo de realizar a integração entre os membros técnicos do Instituto.
Comunicação entre sistemas
RESTFul é a implementação de um Web Service ou algum outro sistema utilizando o estilo arquitetural REST, que consiste em focar na função específica de cada serviço, conector ou componente de dados, facilitando a comunicação desses elementos.
Um Web Service é um sistema Web que fornece serviços (determinadas atividades a serem desempenhadas por um sistema) em um formato conhecido, que pode ser lido por diferentes sistemas. Usa-se Web Services geralmente para possibilitar a comunicação entre diferentes sistemas ou até diferentes interfaces de um mesmo sistema.
“Uma boa maneira de explicar o que é Web Service é através deste exemplo: um aplicativo Android não consegue ler dados diretamente de um banco de dados Oracle. Para resolver esse problema, utilizamos um Web Service, que servirá de interface entre o app e o banco para que esses dados possam ser acessados. O Web Service RESTFul é basicamente um Web Service que usa o estilo arquitetural REST e que possibilita que diferentes sistemas possam se comunicar, trocando informações entre si.” explicou o analista.
A palestra é voltada mais para desenvolvedores e analistas que trabalham com back-end, ou seja, o código e a programação puros, nas construções das APIs de suas aplicações. Porém, por possuir uma forte ligação com o front-end (programação voltada a interfaces, a maneira como os dados serão apresentados na saída pra o usuário e ligada ao webdesign) visto que estes profissionais precisarão entender como a API funciona para poder consumi-la.
As apresentações da Sexta do Conhecimento estão sendo transmitidas online através do Google Hangouts, mas também ficarão disponíveis para quem preferir deixar para assistir posteriormente.
Mais lidas
-
1BULLYING POLÍTICO
Cúpula da prefeitura troca farpas públicas com o vereador-novato Kall Mello
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara de Vereadores retira LDO da pauta e fará requerimentos de prestação de contas à prefeita Luísa Duarte
-
4EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
5OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas