Geral

Seplag inspira embaixadores do Planejamento a criar projeto do conhecimento

26/04/2016
Seplag inspira embaixadores do Planejamento a criar projeto do conhecimento
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

Os embaixadores do Planejamento não se deram por satisfeitos em apenas conhecer como se constrói o Plano Plurianual (PPA), agora eles desejam compartilhar o aprendizado com a sociedade.

Através das oficinas de disseminação do PPA Participativo, promovidas pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o grupo de alunos do Instituto Federal em Rio Largo, desenvolveu um projeto multimídia que busca envolver o cidadão no desenvolvimento de políticas públicas.

“A ideia inicial é desenvolver um projeto de geração do conhecimento”, disse Ana Karla Cavalcante, professora orientadora da equipe de pesquisa. Segundo a professora, desde as primeiras palestras que a Seplag realizou no Ifal, o grupo de alunos desejou propagar o aprendizado proporcionado pela secretaria.

Participação inteligente

 

“A Plataforma Orientadora de Leis e Instruções (Polis) é um programa multimídia que possibilita promover a participação inteligente da população no cenário político. Através do que aprendemos, o público será informado e capacitado a contribuir com a administração pública em nosso Estado”, explicou Mateus Guedes, um dos pesquisadores do projeto.

“Costumamos dizer que a Polis nasceu das oficinas do PPA Participativo, promovidas pela Seplag, e do nosso desejo em compartilhar o que foi dito pelo palestrante Bruno Pimentel”, relembrou Fernanda Farias, aluna do curso técnico de Informática no Ifal.

Frutos participativos

 

Para Bruno Pimentel, gerente de Monitoramento e Avaliação de Programas da Seplag, a pesquisa do grupo é a colheita de um trabalho semeado para promover a cidadania nas escolas.

“Já podemos dizer que o PPA Participativo deu fruto. Ter alunos de nível médio impulsionados pelo trabalho de compartilhar um documento que define as ações do Governo do Estado é gratificante”, confessou Pimentel.

De acordo com Christian Teixeira, secretário de Estado do Planejamento, esse trabalho tende a crescer cada vez mais. “Entendemos que uma gestão só pode ser eficaz se o cidadão participa efetivamente de sua construção. A Seplag continua trabalhando para influenciar ainda mais alunos e cidadãos no estado alagoano nesse ato de cidadania”, garantiu Teixeira.