Geral
Seduc divulga participantes do revezamento da Tocha Olímpica em Alagoas
As competições das Olimpíadas Rio 2016 começam apenas em agosto, mas pelo menos sete estudantes da rede pública estadual já esperam ansiosamente por um momento: a passagem da tocha olímpica em Alagoas. Ganhadores do concurso de redação promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), terão como prêmio a honra de conduzir o símbolo olímpico em suas respectivas cidades.
Daniela Esteffany da Silva e Willams Francisco Viegas, da Escola Estadual Dom Adelmo Machado, pela 1ª Gerência Regional de Educação (Gere), em Maceió; Renata Alves dos Santos Silva, da Escola Tarcísio Soares Palmeira, pela 2ª Gere, em São Miguel dos Campos; Da 5ª Gere foram selecionados Bruna Kethlen Alves Olivense e Roberto Silva Oliveira Júnior, representando a Escola Adriano Jorge, em Arapiraca, e em São Sebastião, pela Escola José Felix, Maiane Alves Barbosa Bispo; Pela 7ª Gere, Chayanne Lima Bernardo da Silva e Márcio Lucas da Silva, da Escola Dr. Jorge de Lima, e Rânele Mara Marques Ferreira, da Escola Rocha Cavalcante, em União dos Palmares. Os estudantes que conduzirão a tocha em Murici serão anunciados em breve.
De acordo com a técnica pedagógica da Superintendência da Rede Estadual, Dileusa Costa, o Mec solicitou a indicação de mais um suplente por aluno selecionado nesta etapa. “Estamos aguardando o envio destes novos alunos pelas Geres, que deverão obedecer a sequência do resultado da primeira etapa”, destacou a pedagoga.
Dileusa Costa informou também que um dos critérios para a seleção das escolas foi o melhor resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Soltando a imaginação – Visando estimular e fortalecer os valores olímpicos nas escolas, o concurso teve como macrotema “O Brasil e os Jogos Olímpicos” e os estudantes usaram a criatividade para abordar temas voltados à cultura da paz, à luta contra a discriminação e o preconceito, além da superação de limites.
Representantes da capital alagoana, os alunos da Escola Dom Adelmo, que fica no bairro do Vergel, Daniela Estefany da Silva, do 9º ano, e Willams Viegas, do 8º ano, destacaram a paz, o combate ao preconceito e a superação dos limites.
“Falei sobre o caráter e o comportamento das pessoas. Muitas se preocupam apenas consigo e não com o próximo. E a gente constrói a paz juntos. Vai ser uma honra participar deste momento e representar minha escola”, afirmou a estudante, que elegeu o basquete seu esporte favorito.
Já Willams referenciou como o esporte pode ajudar pessoas a superam as barreiras, pessoais e sociais. “Fiquei pensando e escrevi um pouco sobre a história das olimpíadas e como mulheres e negros precisaram lutar por seus espaços na sociedade e também nos jogos. As olimpíadas ajudam jovens e oferecem grandes oportunidades a sair dos vícios. Vai ser muito bom e gratificante participar. Vai ficar na minha história”, destacou.
Preparação – Uma grande mobilização e preparação foram realizadas para o concurso na escola Dom Adelmo, que atende quase 300 alunos do Vergel e região, dos quais cerca de 100 participaram da iniciativa. Três professoras de Língua Portuguesa levaram textos e proporcionaram debate em sala de aula, depois apresentaram a estrutura e gramática para elaboração das redações.
Para a diretora da unidade, Joelma Barreto, o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho feito. A escola Dom Adelmo obteve o Ideb de 4,5 em 2013, superando a própria meta que era de 3.9.
“Ficamos muito felizes com a indicação da nossa escola. É a valorização do trabalho feito por toda equipe. Temos profissionais comprometidos e excelentes alunos. Este momento também ficará marcado na nossa história”, enfatizou Joelma Barreto.
Tocha – Acesa na última quinta-feira (21), na Cidade de Olímpia, na Grécia, a tocha irá percorrer o mundo. Ela chegará ao Brasil no dia 03 de maio, em Brasília, de onde iniciará o percurso de 20 mil quilômetros por todas as regiões do país. Cerca de 12 mil pessoas, em mais de 300 cidades, se revezarão para levar a tocha até o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, para o acendimento da pira, durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos.
Mais lidas
-
1BULLYING POLÍTICO
Cúpula da prefeitura troca farpas públicas com o vereador-novato Kall Mello
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara de Vereadores retira LDO da pauta e fará requerimentos de prestação de contas à prefeita Luísa Duarte
-
3SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
4OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas
-
5PERSEGUIÇÃO
Casal tenta fugir da polícia com R$ 6 mil em drogas e é preso em Arapiraca