Geral

Estado fortalece educomunicação ambiental do projeto Guardiões de Jacuípe

26/04/2016
Estado fortalece educomunicação ambiental do projeto Guardiões de Jacuípe
Há seis anos, jovens estudantes de três municípios alagoanos e dois pernambucanos estão no projeto Guardiões do Jacuípe, que monitora áreas de riscos em casos de desastres naturais (Foto: Divulgação)

Há seis anos, jovens estudantes de três municípios alagoanos e dois pernambucanos estão no projeto Guardiões do Jacuípe, que monitora áreas de riscos em casos de desastres naturais (Foto: Divulgação)

Colocar em prática as atividades desenvolvidas e aproximar o relacionamento com comunidades interioranas na construção de uma nova Alagoas. É com este compromisso que, nos próximos dias 6 e 7 de maio, o Governo Presente chega à região Norte do Estado para fortalecer e ampliar as ações de educomunicação ambiental promovidas pelo projeto Guardiões do Jacuípe.

A Educomunicação é uma linha de ação do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), que cuida da articulação de ações de comunicação para a Educação Ambiental.

Seja através do trabalho de monitoramento hidrológico e metrológico ou no suporte a produção de boletim de alertas e previsão do tempo, a ideia é facilitar o contato entre os guardiões e órgãos estaduais. Para isso, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) transfere sua Sala de Alerta para o vale do Jacuípe, em um dia inteiro de atividades integradas abertas para jovens participantes do projeto, além de toda a comunidade da região. A ação acontece na sexta-feira (6).

A frente da coordenação do encontro, o metereologista da Sala de Alerta da Semarh Vinícius Pinho ressalta a parceria construída com o projeto Guardiões do Jacuípe, sobretudo, no trabalho de monitoramento dos níveis dos rios e previsão do tempo na região hidrográfica do Una. Juntos, cerca de 130 jovens guardiões levam através de mídias livres, informações sobre meio ambiente e emissão de alerta sobre enchentes e outros eventos naturais às comunidades ribeirinhas.

“Desde o início temos atuado de forma conjunta. Todos os envolvidos no projeto auxiliam de maneira determinante no trabalho desenvolvido pela Sala de Alerta. E desta vez, será uma oportunidade de levarmos um pouco a nossa experiência técnica, agregando ainda mais nas atividades de educomunicação já desempenhada por estes jovens. Será um momento para estreitarmos laços e aproximarmos ainda mais as ações de monitoramento, principalmente, nas regiões cortadas pelo Rio Jacuípe”, explicita Vinícius Pinho.

Sobre o projeto

Há seis anos reunindo jovens estudantes de três municípios alagoanos e dois pernambucanos, o projeto Guardiões do Jacuípe tem um papel determinante no monitoramento de áreas de riscos em casos de desastres naturais. Consolidado um ano após as enchentes de 2010, o programa atua em contato direto com as comunidades afetadas através da produção de materiais jornalísticos para mídias livres.

Na direção do projeto, o radialista Buarque Júnior afirma que a presença da Sala de Alerta na região vai garantir aos participantes e população envolvida uma visão mais próxima da realidade de monitoramento e medições. Ao intensificar o vínculo de parceria entre os órgãos estaduais ligados ao meio ambiente e os guardiões, o trabalho de prevenção de enchentes e outros eventos naturais ganham mais fôlego no Estado, como destaca Júnior.

“Diariamente verificamos os níveis dos rios e estabelecemos contato direto não apenas com a sala de alerta da Semarh, mas a Defesa Civil estadual e o Corpo de Bombeiros. Contudo, com esta ação itinerante do Governo Presente, tanto os jovens como a comunidade em geral terão a oportunidade de ver de perto como funciona o trabalho de monitoramento e manuseio dos equipamentos, por exemplo. Estamos com grandes expectativas”, destaca o diretor do projeto.