Geral
Novo desvio em Jacarecica começa e obras de duplicação avançam
Mais uma etapa das obras de duplicação da rodovia AL-101 Norte – Via Azul – teve início na manhã desta sexta-feira (8), com a abertura do segundo desvio em Jacarecica, no entrocamento da Avenida Pierre Chalita com a AL-101 Norte. Assim, como na primeira fase, iniciada em fevereiro deste ano, a mudança transcorreu de forma ordenada e o fluxo de veículos seguiu regularmente, sem transtornos.
Durante o primeiro desvio, o tapume ocupava a faixa da direita, desviando os veículos do sentido Parque Shopping – Guaxuma para pista da esquerda. Desta vez, o tapume será complementado para a faixa da esquerda e os veículos estão sendo desviados para a faixa da direita.
O novo desvio terá duração de cinco meses, necessários para que sejam executados os serviços da parte estrutural de um dos viadutos da duplicação, como fundação, pilares, vigas e lajes superiores.
De acordo com Alcides Tenório, secretário executivo de obras, a avaliação do primeiro dia do segundo desvio foi positiva.
“Está tudo muito tranquilo, de acordo com o que estava previsto, e o objetivo desse segundo desvio é a implantação do viaduto propriamente dito. Nesta fase vamos deixar pronta toda a parte estrutural do viaduto”, disse o secretário executivo.
Etapas da obra
Alcides Tenório explica que a duplicação da AL-101 Norte foi programada para acontecer em três etapas e que para esta fase, que está compreendida entre a Escola Fazendária e a ponte do Rio Jacarecica, serão realizados outros serviços além da construção de um dos viadutos.
“Esse trecho que estamos executando agora contempla o viaduto da intersecção da AL-101 Norte com a Avenida Pierre Chalita, a duplicação da ponte sobre o Rio Jacarecica e iremos implantar a duplicação em si, com os serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação e iluminação do trecho entre a Escola Fazendária e a ponte do Rio Jacarecica”, frisou.
O secretário ressalta ainda a realização de um terceiro desvio, que deverá ser iniciado logo após a conclusão dos serviços de ordem estrutural do primeiro viaduto.
“No terceiro desvio o trânsito será liberado para que os carros passem pela parte inferior do viaduto, para que assim sejam feitos os serviços de terra armada, que são os acessos do viaduto. Essa fase deverá durar três a depender das condições climáticas”, salientou Tenório.
A obra da AL-101 Norte está sendo realizada pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). Para o gestor da pasta, Mosart Amaral, além melhorar a fluidez do trânsito, a nova via vai garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, gerando mais desenvolvimento para Alagoas.
“É uma obra importantíssima para todo o estado de Alagoas, especialmente para a região Norte, que há muito tempo vem solicitando essa grande obra. E governo Renan Filho, por uma nova Alagoas, está fazendo exatamente a sua parte, que é levar desenvolvimento a toda essa região”, concluiu o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GAME OVER 2
PC cumpre mandados contra influenciadores em Arapiraca e Penedo e apreende veículos
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel