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Servidores recebem capacitação para atuar na gestão das ouvidorias

28/03/2016
Servidores recebem capacitação para atuar na gestão das ouvidorias
Controladoria-geral do Estado busca fortalecer as Ouvidorias do Executivo (Foto: Aílton Cruz)

Controladoria-geral do Estado busca fortalecer as Ouvidorias do Executivo (Foto: Aílton Cruz)

Os servidores do Estado responsáveis pela ouvidoria recebem esta semana uma capacitação com os temas Prática e Gestão da Ouvidoria e Lei de Acesso à Informação. O encontro iniciou nesta segunda-feira (28) e se encerra na próxima quinta-feira (31).

O curso está sendo ministrado pelo coordenador-geral de Orientação e Acompanhamento de Ouvidorias da Controladoria-geral da União (CGU), Paulo André Guimarães Filho. Durante o encontro, ele definiu Ouvidoria Pública como sendo um direito conferido ao cidadão, o que atribui legitimidade estatal e permite autonomia das pessoas. “O cidadão precisa de ferramentas para opinar, participar e influenciar nas decisões da administração pública”, reforçou Paulo.

Também foram mostradas as principais atividades que devem ser desempenhadas por uma ouvidoria pública. Entre elas, receber reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relacionados às políticas e aos serviços públicos.

Paulo ressaltou que Alagoas é o primeiro Estado que recebe a capacitação das ouvidorias e considerou importante a iniciativa para preparar a rede de ouvidores. “Os servidores que participam hoje serão multiplicadores, aprenderão mais sobre como tornar essa ferramenta mais eficiente para o controle social”, destacou.

O curso acontece durante os dois períodos, manhã e tarde. Na terça-feira, continuarão com a discussão sobre prática e gestão da ouvidoria e na quarta e quinta-feira, Lei de Acesso à Informação.