Geral
CGU realiza capacitação com a Rede de Ouvidoria em Alagoas nesta segunda (28)
A Controladoria Geral do Estado (CGE) realiza, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), a primeira capacitação com a Rede de Ouvidoria do Governo do Estado. O encontro inicia na próxima segunda-feira, 28, e encerra na quinta-feira, 31. No primeiro dia, o evento ocorrerá no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AL), e de 29 à 31, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).
A iniciativa visa disseminar conhecimento sobre a ouvidoria entre os servidores que lidam com essa ferramenta nos órgãos do Executivo. Serão dois módulos, sendo o primeiro sobre Prática e Gestão da Ouvidoria e o outro sobre Lei de Acesso à Informação. Os cursos serão ministrados pelo coordenador-geral de Orientação e Acompanhamento de Ouvidorias da CGU, Paulo André Guimarães Filho.
O chefe da CGU em Alagoas. William Gomes, disse que a iniciativa vai estimular a construção de competências relacionadas à gestão das ouvidorias públicas e contribuir para a qualificação das pessoas que trabalham e lutam pela realização dos direitos humanos e pelo aprimoramento da gestão por meio das atividades de controle. “As ouvidorias públicas têm a missão de promover a realização da democracia participativa, estimulando a melhoria das políticas e dos serviços públicos prestados e promovendo os direitos humanos reconhecidos e incorporados na Constituição Federal de 1988”, reforçou William.
A controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, destacou que o Governo busca consolidar a Ouvidoria buscando atender ao cidadão. “A implantação das Ouvidorias é uma conquista do cidadão, sendo esta uma ferramenta importante para promover o controle social e gerar proximidade com o Estado. Temos que oferecer ao cidadão um meio eficiente de ter acesso à informação pública; vamos abordar temas importantes no encontro, contando com a parceria fundamental da CGU”, disse Clara.
A equipe da CGE de Alagoas participou, no último dia 16, de reunião por videoconferência com o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller. Na oportunidade, ele ressaltou que Alagoas seria o primeiro Estado a receber a capacitação. Disse que o objetivo é qualificar os responsáveis pela implantação das ouvidorias no Estado. O ouvidor ressaltou que os Estados estão evoluindo em relação a transparência, ressaltando a importância do Serviço de Informação ao Cidadão. “A difusão do e-sic amplia a consciência sobre o efetivo controle social”, frisou o ouvidor.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Novo livro de Jessé Souza, "O Pobre de Direita", analisa virada conservadora das classes populares no Brasil
-
2NOVOS RUMOS
Manuela D’Ávila e o fim de uma era no PCdoB: divergências e um novo caminho
-
3DISCUSSÃO
Polícia registra duplo homicídio em Murici, após discussão por som alto
-
4LOCALIZAÇÃO
Atuação da rede Plid/AL e divulgação da mídia leva PRF a localizar criança e adolescente desaparecidas em Delmiro Gouveia
-
5MORTE
Claudia Leitte lamenta morte de bailarina: Uma menina de 21 anos