Geral

Japão vence e chega ao nono jogo invicto

24/03/2016
Japão vence e chega ao nono jogo invicto
(Foto: Toru Yamanaka/AFP) Jogadores japoneses comemoram um dos gols sobre o Afeganistão nesta quinta

(Foto: Toru Yamanaka/AFP) Jogadores japoneses comemoram um dos gols sobre o Afeganistão nesta quinta

A seleção japonesa assegurou a liderança do Grupo E das Eliminatórias asiáticas nesta manhã, ao vencer a seleção do Afeganistão por 5 a 0 no estádio de Saitama, construído para servir como sede na Copa do Mundo de 2002. Já a Austrália também manteve a ponta de sua chave ao golear o modesto Tadjiquistão por 7 a 0.

Comandada pelo bósnio Valil Halilhodzic, que fez campanha surpreendente na Copa do Mundo de 2014, a seleção japonesa começou com o pé direito em 2016. Já são nove jogos de invencibilidade, com cinco vitórias consecutivas em jogos das Eliminatórias asiáticas. O Japão não perde desde agosto de 201, quando levou a pior para a Coreia do Sul.

Poupando alguns jogadores titulares, como os meias Kagawa (do Borussia Dortmund) e Honda (do Milan), o treinador mandou a campo um time mesclado que encaminhou o placar antes mesmo do intervalo. Okazaki, atacante do Leicester, líder do Inglês, abriu o placar aos 43 minutos.

No segundo tempo, uma enxurrada de gols garantiu a vitória aos donos da casa. A partir dos 14 minutos, em um intervalo de apenas quatro, os gols de Kiyotake e Sakai deram mais tranquilidade ao Japão. A goleada se desenhou na metade da etapa final, com os gols de Yoshida e Kanazaki.

Poupando os principais jogadores num período de reconstrução do time, a Austrália também viu a vitória deslanchar apenas na segunda etapa. Depois de ir aos vestiários vencendo por 2 a 0 a seleção do Tadjiquistão, os australianos voltaram e marcaram cinco gols em 45 minutos.

Os principais destaques ficaram por conta dos meias Burns, autor de gois gols, e Rogic, que foi a campo na etapa final e, mesmo assim, balançou a rede duas vezes. Outros dois gols saíram a partir de cobranças de pênalti. Assim como os japoneses, os australianos lideram sua chave com folga.