Geral

Iteral esclarece ocupação à sede do órgão por integrantes do MLTS

15/03/2016
Iteral esclarece ocupação à sede do órgão por integrantes do MLTS
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) informa que os líderes do Movimento de Luta pela Transformação Social (MLTS) que realizam manifestação e ocupam a sede do órgão nesta terça-feira (15) são dissidentes de outros movimentos vinculados ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de onde foram expulsos por conduta inadequada.

O Iteral informa ainda que nenhum dos manifestantes é vinculado à associação ou é assentado no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), com isso não podem receber recursos do órgão estadual.

Com relação às reivindicações do movimento, o Iteral esclarece que para receber o apoio e participar de feiras itinerantes, item 3 da pauta, é necessário que os agricultores produzam alimentos para poderem comercializar e que o movimento nunca apresentou produção que justifique o apoio para a realização de feiras.

Sobre o apoio para a realização de seminários de capacitação e planejamento, item 4 da pauta, o Iteral informa que este é feito por meio de convênio e se destina apenas a movimentos sociais de famílias assentadas. O item 6 pede mais celeridade na aquisição de terras para assentar famílias. O Iteral esclarece, porém, que a aquisição de terras está suspensa pelo governo federal em todo o país. Já os demais itens da pauta são de competência de outros órgãos do Estado e não deste instituto.