Geral
Exposição fotográfica provoca reflexão sobre violência contra a mulher
O que a cor de um batom pode dizer sobre uma mulher? Há mulher que “provoca” o estupro? Perguntas como essas estão estampadas na exposição fotográfica “Não é sobre sexo. É sobre violência”, no Arapiraca Garden Shopping.
A ação faz parte da campanha “Mereço Respeito” da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres (SMPPM).
Assim como toda a campanha, a exposição tem o intuito de promover a reflexão sobre o machismo enraizado em nossa cultura.
De acordo com Aline Daiane da Silva, coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), notou-se, em 2015, um aumento de casos de violência sexual e, sobretudo, moral. A partir dessa percepção, nasceu a necessidade de continuar provocando o debate sobre o tema na sociedade.
“Em 80% desses casos que recebemos, percebsmos que há a culpabilização da mulher pela agressão”, afirma Aline e alerta: “Qualquer situação de sexo onde não há consentimento é estupro, independentemente da relação que tenha a vítima com seu parceiro [agressor]”.
Para a secretária da SMPPM, Hyseth Santos, o assunto é bastante complexo. Ela sente até um pouco de constrangimento por parte da população que se depara com uma exposição fotográfica que interroga, muitas vezes, afirmações sedimentadas ao longo da vida.
“Quando se trata de violência contra a mulher, a dificuldade do público de chegar perto [para interagir com a exposição] é grande”, conta Hyseth. Mas destaca que é necessário a promoção perene de ações, uma vez que é um trabalho gradual e também de efeitos gratificantes, como quando uma mulher encoraja-se a procurar o Cramsv.
O shopping foi escolhido para acolher a exposição durante uma semana por ser um lugar onde a circulação de pessoas é intensa. A ação, que se iniciou nesta segunda-feira, 14, prossegue até o dia 20. A campanha “Mereço Respeito” também está no Facebook e no Instagram da Prefeitura.
O cronograma completo está no site oficial arapiraca.al.gov.br.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios