Geral
Semana da Água terá exposições e palestras sobre consumo consciente
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em conjunto com a Companhia de Saneamento Básico (Casal) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) iniciam, a partir da próxima quarta-feira (16), seguindo até 22 de março, a Semana da Água 2016. O tema deste ano é “Água move vidas” e levará à população de diversos municípios uma série de atividades para nortear a preservação, consumo consciente e responsabilidade com os recursos naturais.
A programação da Semarh começa na quinta-feira (16), às 9h, em Porto de Pedras, cidade localizada no Litoral Norte. Lá, haverá uma trilha para observação da fauna local com a participação de estudantes e funcionários públicos. Para ter acesso às ações da Semana da Água, basta acessarwww.semarh.al.gov.br e clicar no banner.
Ainda na quinta-feira, os escoteiros do Instituto Amigos da Natureza (Inan) receberão orientações sobre os cuidados com os manguezais no município de Coruripe, no Litoral Sul, a partir das 8h.
Já no domingo (20), uma atividade maior acontece na orla da Ponta Verde. Ações da Sala de Alerta da Semarh, meteorologia, resíduos sólidos e Programa Água Doce estarão expostas em uma tenda.
A programação é retomada na segunda-feira (21) no município de Jequiá da Praia, em parceria com a prefeitura municipal. Neste dia, a secretaria concede informações aos barqueiros. O trabalho desempenhado em conjunto visa fortalecer o entendimento sobre a pesca e reiterar que o município está em uma área de proteção ambiental.
Palestras
A comunidade acadêmica do Centro Universitário Cesmac e Centro Universitário Tiradentes (Unit) recebem as palestras no período noturno, também na segunda-feira, às 19. No Cesmac, o superintendente de Recursos Hídricos, Gustavo Carvalho, fala sobre outorga de água e saneamento no curso de Engenharia.
Eduardo Barreto e Alex Nazário representam a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e o IMA, respectivamente, na palestra sobre o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Seuc) aos alunos e professores do Cesmac.
Ainda no Cesmac, o assessor técnico da Semarh Bruno Stéfanis disserta a alunos e professores da instituição sobre a conservação da fauna marinha com direcionamento às tartarugas marinhas.
As consequências negativas da destinação inadequada dos resíduos sólidos serão abordadas na palestra de Rennisy Rodrigues Cruz, no Centro Universitário Tiradentes (Unit). Também na Unit, o meteorologista da Semarh Vinícius Pinho apresenta uma exposição sobre cheias nas cabeceiras dos rios.
Despesca e nascentes
A terça-feira (22), no Dia Mundial da Água, haverá despesca no município de Estela de Alagoas, por meio do Programa Água Doce. A comunidade local e alunos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) receberão informações sobre o funcionamento do PAD.
O Programa de Recuperação de Nascentes também está na programação da Semana da Água. Em Capela, o técnico da Semarh Adolfo Barbosa mostra como se recupera uma nascente e os demais procedimentos para manutenção da água limpa e apta ao consumo humano.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas