Geral

Vettel é o mais rápido e Hamilton anda mais em 1º teste da F1 em 2016

22/02/2016
Vettel é o mais rápido e Hamilton anda mais em 1º teste da F1 em 2016
(Foto: Grande Prêmio)

(Foto: Grande Prêmio)

Sebastian Vettel e a Ferrari foram os nomes do primeiro dia de testes coletivos da F1 em 2016 em um palco que já é tradicional da pré-temporada. O circuito de Barcelona acompanhou nesta segunda-feira (22) as primeiras voltas dos novos carros – apenas a Sauber não andou como seu C35 –, abrindo oficialmente os preparativos para o campeonato que começa no dia 20 de março, em Melbourne, na Austrália. O dia também foi marcado pelos lançamentos do RB12 da Red Bull, o VJM09 da Force India, o STR11 ainda sem pintura oficial da Toro Rosso e o MRT05 da Manor.

Ainda que pouco possa se falar de um primeiro dia de atividades, a equipe italiana deixou boa impressão com sua SF16-H. Ninguém conseguiu superar o tempo de 1min24s939, registrado ainda pela manhã. A esquadra vermelha, vice-campeã em 2015, priorizou a análise aerodinâmica, andando por muitas voltas com grandes e esquisitos sensores instalados no carro #5. O ganho de quilometragem também foi algo que chamou a atenção no trabalho ferrarista deste dia inicial.

Sem muito se preocupar com tempos de voltas, a Mercedes se colocou na segunda colocação na tabela de tempos. E, ao contrário do último ano, quem conduziu o novo W07 neste primeiro treino foi Lewis Hamilton. tricampeão, claramente, deu prioridade à quilometragem. O inglês gostou do que viu no primeiro contato com o carro prateado e andou a distância de mais de dois GPs, ultrapassando 700 km. Em nenhum momento, os atuais campeões enfrentaram problemas. A diferença de 0s470, na verdade, pouco diz diante do forte e constante ritmo imposto pelo britânico na parte da tarde.

A Red Bull, com Daniel Ricciardo a bordo do RB12, apareceu com o terceiro melhor tempo do dia. Depois de início mais tímido pela manhã e pautado pela cautela, a sessão vespertina se mostrou mais produtiva para os austríacos. Ricciardo melhorou bem seu desempenho e conseguiu superar Valtterri Bottas logo depois do almoço, quando alcançou 1min26s044, 1s1 atrás de Vettel. Ainda assim, o ritmo constante foi a marca do trabalho do australiano.

Responsável pela Williams neste primeiro dia de treino, Bottas terminou a sessão em quarto, também andando na casa de 1min26s860. A quinta colocação na tabela ficou mesmo com Jenson Button e a McLaren Honda.

Muito diferente do que aconteceu em 2015, a equipe inglesa conseguiu impor um ritmo mais forte nesta segunda-feira. A prioridade do campeão de 2009 foi mesmo dar quilometragem ao MP4-31 e conseguiu. Hoje, foram mais de 70 voltas e nenhum grande contratempo. O tempo que colocou Button no top-5 veio só à tarde. É um ponto positivo, ainda que a distância para a Ferrari ainda esteja acima de 2s.

A Force India surgiu em sexto com Alfonso Celis, o piloto de desenvolvimento, que ganhou a grande chance de estrear o VJM09 em Barcelona. O jovem terminou o dia em 1min26s949, à frente da STR11 de Carlos Sainz. O espanhol uma performance interessante à tarde, alternando saídas curtas e longas. Marcus Ericsson, ainda com o Sauber C34, foi apenas o oitavo, mas conseguiu percorrer mais de 80 voltas.