Variedades
“Os Tabaqueiros” sai no domingo e vai arrastar multidão na ressaca de Carnaval em Palmeira


Luciano Rey e Galã do Brega vão animar o arrastão dos Tabaqueiros, junto com a banda Doce Desejo Elétrico (Foto: Assessorias/Montagem: Tribuna do Sertão
Quem imaginou que o carnaval acabou na quarta-feira ingrata enganou-se. A folia de Momo na cidade de Palmeira dos Índios se prolonga até o domingo (14) quando o bloco “Os Tabaqueiros” sairá nas ruas da comunidade de Palmeira de Fora, fazendo o tradicional arrastão da ressaca. Este ano as atrações são: Galã Elétrico, Luciano Rei e Banda e Doce Desejo.
De acordo com a organização, os abadás serão trocados a partir da sexta-feira (12) em vários pontos de Palmeira de Fora por três quilos de alimentos cada. Ainda de acordo com os organizadores, com ou sem abadá todos participam da festa porque é gratuita e aberta ao público de uma forma em geral.
Esta será a 11ª edição dos Tabaqueiros. Organizado por um grupo de amigos, o bloco não possui fins lucrativos, é beneficente e resgata uma tradição antiga do lugar. “Por muito tempo essa região produzira tabaco ou rapé, dando origem ao nome do bloco, Tabaqueiros, mas nas décadas de 60 e 70 esse nome era considerado uma grave provocação, mas hoje caiu no gosto popular e virou festa” relembra o idealizador do bloco, jornalista, Júlio Cezar.
Esse ano, os alimentos arrecadados na troca dos abadás vão beneficiar as seguintes entidades: Lar da Menina, Vila do Idoso, Seminário Diocesano, Fundação de Amparo ao Menor (Fundanor), além da ONG Drogas Nem Pensar. “Essa iniciativa de arrecadar donativos mostra a importância da participação e responsabilidade social que cada folião deve ter para ajudar essas entidades” disse o coordenador do evento, José Alves.
As normas definidas pelo Ministério Público para a realização deste evento são as mesmas estabelecidas para as prévias do carnaval da nossa cidade, como: a proibição da venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos; churrasquinho no espeto; bebida em garrafa de vidro; uso de paredão, entre outras. “Todos serão notificados do TAC para ficarem cientes de suas responsabilidades”, explicou a organização do evento.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Crise interna no CSE: Assembleia Geral Extraordinária é convocada por Ibson Melo para apurar denúncias e exigir prestação de contas
-
2ELEIÇÕES 2026
James Ribeiro pode disputar vaga na ALE: ex-prefeito de Palmeira dos Índios é cotado para candidatura a deputado estadual com apoio de lideranças de peso
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4HOMICÍDIO
Esposo de vereadora é executado a tiros em Teotônio Vilela
-
5NA AL-220
Uma pessoa morre e duas ficam feridas em acidente entre caminhão e carro de passeio, em São José da Tapera