Variedades
10 cidades com festas de Carnaval mais famosas em todo o mundo
Apesar de o Brasil ser considerado o país do Carnaval, não é só aqui que se cai na folia antes da quaresma. Conheça mais lugares do mundo onde a celebração, originalmente católica, também é bem famosa – e atrai turistas dos quatro cantos. Confira as 10 cidades que possuem o melhor Carnaval do mundo.
1- Rio de Janeiro
Quando o assunto é Carnaval, nenhuma cidade do mundo é capaz de atrair mais holofotes que o Rio de Janeiro, onde a folia já começa logo após a virada do ano. Na capital carioca, a graça é pular e entoar marchinhas atrás dos famosos bloquinhos de rua, todos regados a muito confete e serpentina. Outro ponto alto que atrai turistas dos quatro cantos do planeta é assistir ao desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Carnaval melhor, impossível.
2. Veneza, Itália
É no período do Carnaval que Veneza recebe o maior número de turistas, atraídos sobretudo por uma tradição histórica que remonta ao século XII e que teve seu auge no século XVIII. E também é quando a cidade italiana, conhecida como a Rainha do Adriático, ganha aquele aspecto de baile de máscaras a céu aberto – além dos que são de fato celebrados no interior de palácios antiquíssimos, com direito a fantasias do mais alto requinte.
3. Nova Orleans, Estados Unidos
É na capital mundial do jazz que acontece o Carnaval mais famoso dos Estados Unidos: o Mardi Gras, ou Terça-feira Gorda. A festa se assemelha a que é celebrada no Brasil, com desfiles de blocos, carros alegóricos e gente fantasiada. Mas para quem achava que nudez no Carnaval é uma exclusividade dos brasileiros, o Mardi Gras traz uma tradição bem particular: distribuir colares de contas coloridos, símbolos da festa, para quem mostrar os seios.
4. Salvador, Brasil
5. Colônia, Alemanha
Enquanto muitos no Brasil reclamam que as preparações para o Carnaval começam cedo demais, os alemães já estão pulando há semanas. Em Colônia, por exemplo, as festas começam nada menos que em novembro – mais especificamente às 11h11 do dia 11 de novembro (11º mês do ano) – e se estendem até a Quarta-feira de Cinzas. Celebrado em pleno inverno, marca o que os alemães chamam de a “quinta estação do ano”.
6. Nice, França
Na cidade francesa de Nice – o maior balneário da Cote D’Azur -, os pontos altos do Carnaval são os bonecos gigantescos de papel machê, as festas de rua e a célebre Batalha das Flores. Na brincadeira, flores utilizadas para enfeitar os carros alegóricos são arremessadas nos observadores de um cortejo que perpassa a Promenade des Anglais. A tradição data de 1876, quando carnavalescos desfilavam em carruagens decoradas e trocavam buquês entre si.
7. Quebec, Canadá
Tido como o maior Carnaval de Inverno do mundo, o Carnaval de Quebec, no Canadá, dura três semanas. A festa consiste em concertos musicais, esculturas de neve, paradas noturnas e atividades esportivas, tais como competição de canoas e pesca no gelo. Apesar de um frio que chega a 10 graus negativos – e possibilita até mesmo a existência de um Palácio de Gelo –, a comemoração costuma atrair milhares de pessoas do mundo todo.
8. Barranquilla, Colômbia
Durante o Carnaval na cidade colombiana, situada a 700 quilômetros de Bogotá, é possível apreciar uma série de eventos típicos e espetáculos. Nos desfiles, por exemplo, são apresentadas danças e ritmos folclóricos como cúmbia, pito, gaita, salsa, fandango, mapalé e merecumbé. Declarado pela Unesco como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, o evento tem seu clímax no sábado anterior à quaresma, com a Batalha das Flores.
9. Basileia, Suíça
Conhecido como Fasnacht, o carnaval suíço alcança uma de suas maiores expressões na Basileia. Ele tem início na segunda-feira que antecede a Quarta-feira de Cinzas, por volta das 4h da madrugada com o chamado Morgestraich. É nessa hora que se apagam todas as luzes e vários grupos fantasiados desfilam com lanternas pelo centro da cidade enquanto tocam músicas carnavalescas em flautas e tambores. A festa de Carnaval dura 72 horas.
10. Olinda, Brasil
Na cidade pernambucana de Olinda, passistas pulam Carnaval de sombrinha na mão e frevo no pé. Os cinco dias de festa, que começam com o típico desfile de bonecos gigantes conhecidos como mamulengos, oferecem diversos blocos de rua, como o Sala de Justiça e o Bacalhau do Batata, que fecha o Carnaval na Quarta-feira de Cinzas. E para quem ainda quiser curtir um carnaval mais metropolitano, a vizinha Recife está a poucos quilômetros de distância.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais