Cidades
Maceió: Secretária apresenta ações sociais da Prefeitura

O trabalho de monitoramento e acompanhamento dos programas sociais em Maceió, realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foi apresentado nesta terça-feira (2) pela titular da pasta, Celiany Rocha, durante reunião com equipe técnica da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
De acordo com Celiany, a capital alagoana tem ampliado a busca ativa para que todas as pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso aos programas que podem contribuir para a retirada delas da linha de extrema pobreza. “Conseguimos ampliar estes atendimentos e levar para a população os serviços do CadÚnico e Bolsa Família, dando mais oportunidade para que as pessoas que tenham perfil possam se inserir no CadÚnico e até ser beneficiário do Programa Bolsa Família”, ressaltou a secretária.
Na oportunidade, Celiany Rocha destacou também que a implementação das entrevistas dos programas sociais possibilitou que o benefício de transferência de renda pudesse chegar a mais famílias. “Implantamos maior rigor nas entrevistas, solicitando mais dados, para que as pessoas que realmente precisam do benefício de transferência de renda possam ter acesso. Com isso, conseguimos inserir mais de 22 mil pessoas no programa e temos cerca de 18 mil aptas a ser contemplada com o benefício”, reforçou a gestora.
Durante a reunião, o secretário estadual de Assistência Social, Joaquim Brito, se colocou à disposição para trabalhar com a Semas para melhorar os índices sociais de Maceió e destacou que está programando um encontro entre todos os secretários de Assistência Social dos municípios alagoanos e representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para que a realidade de Alagoas seja discutida de forma específica. “ Será muito importante para que cada município trate da sua realidade e a gente possa ampliar os atendimentos no Estado”, disse Brito.
Participaram da reunião a Assessora Especial de Promoção de Direitos Humanos e Cidadania, Arabella Jane; a diretora de Proteção Social Básica de Transferência de Renda, Carla Barros; o coordenador Municipal do CadÚnico, Daniel Cavalcanti; a coordenadora municipal do Bolsa Família, Edvânia Lima e o diretor de Planejamento e Gestão, Gilmar Rocha; além de representantes da Seades.
Ampliação
Até 2013, a população de Maceió contava apenas com a sede do Cadastro Único, no bairro do Poço, para ter atendimento dos programas sociais. Atualmente, a Semas mantém duas Unidades Descentralizadas (no Prado e no Benedito Bentes), ações itinerantes através da Unidade Móvel e mais três postos de atendimento nos Cras Pitanguinha, Sônia Sampaio e Denisson Menezes.
Mais lidas
-
1NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
2HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia de Gabriel Lincoln denuncia intimidação policial
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA