Cidades

Maceió: Semas orienta sobre combate ao trabalho infantil nas prévias

01/02/2016
Maceió: Semas orienta sobre combate ao trabalho infantil nas prévias
(Foto: Ascom Semas)

(Foto: Ascom Semas)

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participou na última sexta-feira (30) do Jaraguá Folia, com o Bloco da Semas Folia, que priorizou o combate ao trabalho infantojuvenil, por meio da divulgação do Disque 100, uma das principais ferramentas para denunciar os casos.

Vestidos com abadás nas cores das campanhas da Prefeitura de Maceió sobre o tema, mais de 200 servidores da Secretaria percorreram as ruas do bairro histórico, munidos de muita informação para alertar turistas e maceioenses sobre como identificar situações vulneráveis que possam envolver exploração de menores para fim de comercialização ou exploração da mão de obra de trabalho.

“Eu acho bastante importante que a Prefeitura tenha essa visão e essa missão de garantir que a população possa se divertir, mas que também tenha a responsabilidade social. Promover a conscientização dentro de uma festa não nos faz esquecer das responsabilidades que devemos manter, mesmo durante à folia”, disse a advogada, Amanda Leal. Turista de Brasília, Amanda se juntou ao público que era, aos poucos, arrastado pelo bloco.

Conforme explicou a secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, o tema do bloco da Semas foi escolhido levando em consideração que durante o carnaval o número de crianças e adolescentes colocados em situação de trabalho infantil aumenta consideravelmente.

“Infelizmente ainda é alto o número de pais e responsáveis que submetem crianças às atividades de exploração para a comercialização de bebidas e comidas em praias e em outros ambientes abertos, principalmente nos dias de festa a exemplo do Carnaval. A gente não pode deixar isso acontecer, até porque criança tem de estar na escola ou em atividade pedagógica”, alertou a gestora.

Outro ponto positivo do “Semas Folia 2016” foram as doações realizadas a partir das aquisições das camisas, que se deram por meio da doação de kits escolares para as crianças e adolescentes das unidades de acolhimento do município.