Geral
Palmeira e mais 9 municípios realizam força-tarefa no combate ao Aedes aegypti
O governador Renan Filho e a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, vão acompanhar as ações de combate ao Aedes aegypti que serão realizadas amanhã (7), em diversos bairros de Maceió. A ação irá ocorrer, simultaneamente, nos municípios de Palmeira dos Índios, Messias, Paripueira, Barra de São Miguel, Delmiro Gouveia, Ouro Branco, Arapiraca, Penedo e Maragogi.
Em Palmeira, a cidade recebeu um mutirão epidemiológico com trabalho concentrado nos bairros Ribeira, Loteamento Helenildo Ribeiro e Tenório Cavalcante. As equipes estarão nestas regiões até o amanhã (7), das 7h às 13h.
De acordo com o titular da SMS, Glifson Magalhães, o mutirão visa ampliar as ações de controle vetorial de acordo com a análise nas áreas prioritárias. Haverá inspeção casa a casa com a eliminação dos criadouros e notificação dos proprietários que não estiverem cumprindo as determinações da SMS e do Ministério Público Estadual.
Também haverá distribuição de peixes lavórfagos e implantação de armadilhas “ovotrampas”, que simula o ambiente adequado para a procriação do mosquito. As equipes da SMS farão, ainda, panfletagem e busca de casos suspeitos nas residências.
Esta ação tem a parceria e apoio da Defesa Civil Estadual e do Ministério Público Estadual. Glifson Magalhães reforça o compromisso da Prefeitura de Palmeira dos Índios e pede a colaboração da população para evitar novos casos das doenças provocadas pelo aedes aegypti.
Em Maceió, agentes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que atuam no Plano Estadual de Combate ao Aedes aegypti, percorrerão quatro bairros da cidade, em mais uma ação da força-tarefa para combater o transmissor da dengue, zika e chikungunya. As atividades serão iniciadas amanhã às 7h, na praça do Skate, no bairro Ponta Verde.
Na sequência, acompanhados de homens da Defesa Civil Estadual e Municipal, os agentes também irão percorrer os bairros Jatiúca, Pajuçara, Jaraguá e Ponta da Terra.
Para a secretária Rozangela Wyszomirska, a força-tarefa representa uma união de forças no combate ao vetor da dengue, zika e chikungunya. “Só com a união entre o poder público e a sociedade estaremos combatendo o mosquito Aedes aegypti”, salientou a gestora, ao evidenciar o apoio irrestrito que o governador Renan Filho vem dispensando para o êxito da ação.
Ontem (5), quando a ação foi iniciada, os agentes estiveram nos municípios de Palmeira dos Índio, Santa Luzia do Norte, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Arapiraca, Penedo e Maragogi. Hoje (6), a força-tarefa também esteve concentrada em Palmeira, Satuba, São Luiz do Quitunde, Marechal Deodoro; e nos municípios de Delmiro Gouveia, Canapi, Arapiraca, Penedo e Maragogi.
Conforme o próprio Plano de Ação de Combate ao Aedes aegypti, além da Sesau, integram a força-tarefa a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e outros órgãos governamentais. As ações vão atingir todos os 102 municípios alagoanos até este dia 29 de janeiro.
Mais lidas
-
1FEMINICÍDIO
Adolescente filha de radialista é assassinada em Maravilha
-
2ÚLTIMAS DO IMPERADOR
Diário Oficial revela pagamento de mais de meio milhão a posto de gasolina sem contrato regular em Palmeira dos Índios
-
3FUTEBOL
Futebol: Cruzeiro anuncia mais reforços para 2025
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ex-imperador Julio Cezar mantém controle da Prefeitura mesmo após deixar o cargo
-
5REDES SOCIAIS
Noivo da médica alagoana morta na Tailândia, Fernando Ressurreição faz publicação nas redes sociais