Geral

Técnicos da Secretaria de Educação conhecem projetos exitosos do Ceará

23/12/2015
Técnicos da Secretaria de Educação conhecem projetos exitosos do Ceará
A partir de 2016, o material utilizado no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação de professores alfabetizadores de Alagoas será o mesmo rodado no Ceará. (Foto: Acervo Seduc)

A partir de 2016, o material utilizado no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação de professores alfabetizadores de Alagoas será o mesmo rodado no Ceará.
(Foto: Acervo Seduc)

Uma equipe de técnicos da Seduc esteve em Fortaleza para conhecer de perto as experiências exitosas desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Ceará, em parceria com os municípios cearenses. A partir de 2016, o material utilizado no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação de professores alfabetizadores de Alagoas será o mesmo rodado no Ceará.

“A união e o comprometimento de todos os gestores da educação no Estado foram decisivos para que o Ceará conseguisse praticamente zerar o analfabetismo entre as suas crianças”, afirmou Tereza Neuma, superintendente de Programas e Projetos da Seduc.

O Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) foi assumido pelo Governo do Ceará em 2007 e nasceu a partir de um programa de erradicação do analfabetismo no município de Sobral.

Os resultados não demoraram a aparecer: em 2007, apenas 15 dos 184 municípios cearenses tinham um bom nível de alfabetização, enquanto em 2011, esse padrão atingiu todos os municípios do estado. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) cearense para o 4º e 5º anos também se elevou de 3,2 em 2005 para 4,9 em 2011.

Em sua visita, os técnicos da Seduc conheceram duas escolas municipais em Fortaleza e no município de Eusébio (região metropolitana de Fortaleza) onde puderam testemunhar a execução e resultados do programa. “Um diferencial do PAIC cearense é que ele está articulado a outros programas como o Bolsa Família e Mais Educação. Também existe um trabalho de monitoramento de resultados alcançados pelos alunos e professores feito pelos gestores, regionais e municípios”, observou Tereza Neuma.

Para Renata de Souza Leão, superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, a integração entre os gestores do Estado e dos municípios, também foi fundamental para que o Ceará praticamente acabasse com o analfabetismo entre as crianças.

“Há sete anos que eles investem pesado na educação, capacitando e valorizando os professores, melhorando as condições de trabalho e distribuindo prêmios a quem se destaca. Essas iniciativas colocaram o Ceará como exemplo de gestão na área educacional no país”, reconheceu Renata.

Escola Nota 10 

 

Outro projeto que as técnicas da Seduc conheceram no Ceará foi o “Escola Nota 10”, que premia as unidades de ensino com os melhores resultados na alfabetização de crianças do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática.

“Tudo isso levando em consideração a qualidade do ensino, o processo de aprendizagem e a satisfação dos alunos”, concluiu Renata.