Geral

Bartomeu: ‘Ronaldinho nos tornou global, Messi universal e Neymar é o futuro’

18/12/2015
Bartomeu: ‘Ronaldinho nos tornou global, Messi universal e Neymar é o futuro’
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A história recente do Barcelona tem três protagonistas. Claro que Xavi, Iniesta, Valdés, Piqué, Puyol e companhia também fizeram parte dela. Treinadores vitoriosos também, como Pep.

Mas dentro de campo, um pode ser considerado o símbolo passado mais recente, um o presente e outro é também presente, mas com um futuro que deve ser ainda mais brilhante. O presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, define bem isso.

“Ronaldinho (Gaúcho) nos tornou global, Messi nos colocou no universo, e Neymar é o futuro”, definiu o mandatário, em declarações publicadas pelo jornal catalão Mundo Deportivo.

Messi é o elo entre os dois: jogou tanto com Dinho, quanto com Neymar. Com o primeiro, foi mais coadjuvante. Agora, é a estrela da companhia.

Ronaldinho jogou no Barça de 2003 até 2008. Jogou 207 partidas e marcou 94 gols. Conquistou por lá uma Liga dos Campeões e duas vezes o Campeonato Espanhol, com outras duas Supercopas nacionais.

Já Messi, que começou a carreira no clube quando Ronaldinho estava no auge, é o principal artilheiro da história do Barça. Já marcou 423 gols em 498 partidas. A galeria de títulos está cheia: sete Ligas, seis Supercopas da Espanha, três Copas do Rei, quatro Liga dos Campeões, três Supercopas da Europa e dois Mundiais.

Neymar, que está em sua terceira temporada pela equipe, já soma 110 jogos e 70 gols, tendo conquistado uma vez o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei, a Supercopa da Espanha e a Liga dos Campeões.

Três nomes que já escreveram seus nomes na história dos Culés. Dois deles, ainda continuam a escrever. Sorte de quem os viu em campo. Sorte do Barcelona.