Geral
Interação educação/cultura nas escolas será discutida em PE

A consolidação de uma política pública voltada à Educação Integral efetiva em todo o País e que integre os temas Educação e Cultura é o objetivo principal do 3º Fórum de Educação Integral de Pernambuco. O evento, que será realizado de 17 a 18 de novembro, em Olinda, abordará, entre outros assuntos, formas de materializar a Cultura no currículo escolar, o fortalecimento da cooperação entre secretarias de Educação e escolas e a conexão entre as práticas pedagógicas, artístico-culturais e comunitárias.
Realizado a cada dois anos, o encontro é organizado pelo Comitê Territorial de Políticas Públicas de Educação Integral de Pernambuco, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco e ministérios da Cultura (MinC) e Educação (MEC).
Em 2015, o fórum traz como tema Educação e Cultura – Desafios da política e do currículo. Com a realização de conferências, mesas redondas temáticas, exposição de trabalhos e rodas de conversa e vivências de atividades culturais e artísticas, o evento prevê a participação de 1,2 mil pessoas.
O evento terá a participação de secretários de Educação e de Cultura estaduais e municipais, gestores escolares, professores, monitores, tutores, estudantes e coordenadores dos Programas Mais Educação, Mais Cultura nas Escolas e da Ação Escola-Comunidade, bem como iniciativas/agentes culturais.
O 3º Fórum de Educação Integral terá transmissão on-line no site da Fundação Joaquim Nabuco.
No estado
Em Pernambuco, foi registrado um significativo número de escolas públicas que optaram por desenvolver ações de Educação Integral, por meio de programas do Governo Federal. Segundo dados da última adesão ao Mais Educação, 3.409 escolas municipais e estaduais do ensino fundamental tiveram confirmadas a participação no programa. No Mais Cultura nas Escolas em Pernambuco, participam 276 escolas já integrantes do Mais Educação. Esse cenário suscitou uma série de debates sobre temas como a presença da identidade cultural das comunidades do entorno da escola no currículo das unidades de ensino.
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