Geral
Barco-escola do Instituto do Meio Ambiente já atendeu cerca de 10 mil pessoas
O projeto Navegando com o Meio Ambiente, conhecido também como Barco-escola do Instituto do Meio Ambiente (IMA), desde o início de 2015, já recebeu duas mil pessoas, de 20 municípios alagoanos. Desde que foi criado, no ano de 2009, passaram cerca de 10 mil participantes, entre estudantes de escolas e universidades da rede pública e privada, associações comunitárias e outros segmentos da sociedade.
A bordo de um catamarã, com capacidade para 60 pessoas, crianças, adultos e idosos participam das aulas sobre o Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita.
Os participantes que navegaram a bordo do barco-escola, desde o início das atividades, possuem entre 10 e 80 anos. No entanto, a maior parte do público atendido é composta por alunos do ensino médio de escolas da rede pública, estadual e municipais, com faixa etária que varia entre 13 a 19 anos.
Segundo Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do IMA, o projeto continua contribuindo para a preservação do meio ambiente através da conscientização das pessoas. “Nosso objetivo está sendo atendido desde que começamos. Jovens e adultos têm saído das aulas com consciência sobre importância da biodiversidade existente no CELMM.”
Ainda de acordo com o gerente, só neste mês de novembro, 11 grupos, entre alunos de escolas públicas e privadas, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e participantes do Projeto Educação Solidária da Grota do Rafael, serão atendidos pelo projeto. As aulas começaram nesta terça-feira (03) e seguem até o dia 30. A programação é atualizada mensalmente.
As aulas começam na base descentralizada do IMA, na Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro, e prosseguem com o embarque no barco-escola. No catamarã, os grupos assistem às primeiras explicações sobre o CELMM, a APA e aprenderem sobre as características sociais, geográficas, a flora e a fauna da região.
Toda a atividade é acompanhada por técnicos de diferentes formações. A equipe multidisciplinar conta com biólogos, geógrafos, assistente social e pilotos capacitados, que atuam diretamente no desenvolvimento e realização do projeto. As atividades acontecem toda semana e podem ser agendadas com a técnica Juliana Costa, no número 99623-4585.
Mais lidas
-
1DEFESA
'Sem similar no mundo': avião Super Tucano brasileiro está prestes a entrar no mercado europeu
-
2GESTÃO
Prefeitura de Maceió acaba com indicação política para a gerência de Unidades de Saúde
-
3NO APAGAR DAS LUZES
OAB palmeirense cobra transparência na gestão municipal de Palmeira dos Índios
-
4MAIORIA FORMADA
Oito vereadores de Palmeira subscrevem petição da OAB e exigem explicações sobre mais contratos e recursos municipais da gestão do imperador
-
5VIOLÊNCIA
Homem agride companheira dentro da UPA de Palmeira dos Índios e causa danos ao patrimônio público