Geral
Escritor lança em Palmeira dos Índios romance “A virgem do Alto dos Bodes”

A VIRGEM DO ALTO DOS BODES, livro de autoria do escritor palmeirense JORGE TENÓRIO, é um romance cuja história se passa nas décadas de 60/70, tendo como cenário, na sua maior parte, a cidade alagoana de Palmeira dos Índios. Uma homenagem que o autor quis fazer à sua terra natal, pela qual sempre foi apaixonado. A Princesa do Sertão está nas páginas do livro do jeitinho que era naquela época, com os seus logradouros públicos com os nomes tradicionais e pitorescos: Praça das Casuarinas, Rua da Mangueira, Rua da Alegria, Rua das Flores, Rua da Gandaia e o próprio Alto dos Bodes, que inspirou o título do livro.
O livro mistura ficção e realidade de um jeito bem humorado, sem deixar de, nas entrelinhas, levar a sua mensagem ao leitor. A busca pela felicidade: é isso o que move os principais personagens. Respeitando os princípios morais ilibados ou passando por cima deles, dependendo do tipo de caráter de cada um.
Já na fase de criança, Melinda (ou Maria do Ó, seu nome verdadeiro) aprontava poucas e boas com Beré, sua amiga de estripulias. Adulta, tentará, a tudo custo, com a ajuda da amiga, fisgar um marido rico, utilizando-se de sua beleza e de sua virgindade, esse último um atributo bem mais valorizado naqueles tempos que nos dias de hoje. Nascida e criada no Alto dos Bodes, Melinda quer sair da miséria em que vivem seus pais e tornar-se rica.
Mas outros personagens bem interessantes e pitorescos habitam o livro, carregando seus dramas, suas histórias. Bartô, Zé Vítor, João do Ó, Josefa do Ó, a viúva Edite, o vereador Izidro Terto, e por aí vai…
Uma trama bem urdida e carregada de humor.
Uma passagem da história ocorre no Baile Macabro, que fazia parte do calendário turístico de Palmeira dos Índios e rivalizava com o Baile da Chita de Paulo Jacinto. Quanta saudade de Palmeira dos Índios daquela época! O romance A VIRGEM DO ALTO DOS BODES nos traz boas recordações e alivia um pouco essa saudade. E nos faz dar boas risadas com as situações cômicas em que se metem os principais personagens do livro.
A VIRGEM DO ALTO DOS BODES é o sexto romance do escritor JORGE TENÓRIO, que já ganhou 4 prêmios da Academia Alagoana de Letras: 3 de romance e 1 de conto. Os outros romances de sua autoria já publicados são: O Sacripanta, São José, Guerra de Tolos, Armações do Capeta e O Ouro do Coronel.
JORGE TENÓRIO é membro efetivo da APALCA – Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes, e da ALANE – Academia de Letras e Artes do Nordeste.
O romance A VIRGEM DO ALTO DOS BODES já foi lançado em Maceió, com grande aceitação do público, e será lançado em Palmeira dos Índios no próximo dia 23/10/2015 (sexta-feira próxima), às 19:30h na sede da APALCA – Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes, situada à Rua Major Cícero de Góis Monteiro, vizinha à Caixa Econômica Federal.
Mais lidas
-
1OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
2OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
3CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas
-
4OBITUÁRIO
Médica Paula Domingues Kotovics morre aos 43 anos e deixa legado de dedicação à saúde e autoestima em Maceió
-
5QUÍNTUPLO HOMICÍDIO
Polícia prende suspeito de cometer chacina que matou cinco pessoas em Estrela de Alagoas