Geral
Crianças atendidas por Cras participam de atividades no Quartel Geral da PM
Cerca de 30 crianças, acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no bairro do Prado, visitaram na manhã desta terça-feira (13) o Quartel Geral da Polícia Militar, no Centro de Maceió.
A visita foi facilitada em virtude da passagem do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, e proporcionou aos pequenos um momento de interação com os militares, por meio de um ciclo de palestras e uma apresentação da Banda de Música, idealizada especialmente para a criançada.
As palestras foram ministradas pelos policiais que integram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Na oportunidade, a tenente-coronel Valdenize Ferreira, acompanhada de sua equipe, abordou os malefícios das drogas lícitas e ilícitas e da violência, orientando meninos e meninas sobre os fatores de proteção.
Após as palestras, os músicos da corporação afinaram os instrumentos para agradar a criançada. No repertório, canções como “Ilariê” animaram as crianças e fizeram os adultos recordar momentos da infância.
Para o pequeno Manoel Silva, de 11 anos, a apresentação da Banda de Música foi a parte da visita que mais agradou. “Sempre quis conhecer os músicos e hoje pude vê-los bem de perto, tocando para mim. Foi muito bom”, disse satisfeito.
O comandante-geral da PM, coronel Lima Júnior, recebeu os visitantes em seu gabinete e destacou a importância dessa interação.
“É uma oportunidade de aproximar a polícia da comunidade e especialmente se tratando do público infantil, é com muita honra que abrimos as portas do quartel para receber as crianças e vivenciar com elas momentos de alegria e descontração”, frisou Lima Júnior.
Durante a manhã, as crianças ainda desfrutaram de um lanche e receberam brindes da corporação, em homenagem pela passagem da data comemorativa.
CRAS
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculados às prefeituras municipais, executam serviços de proteção básica e organizam e coordenam a rede de serviços da política de assistência social.
Como responsabilidades, a equipe do CRAS deve prestar informação e orientação para a população de sua área de abrangência, e articular com a rede de proteção social local, no que se refere aos direitos de cidadania, mantendo ativo um serviço de vigilância da exclusão social na produção, sistematização e divulgação de indicadores da área de abrangência, em conexão com outros territórios.
A atuação do CRAS, que conta com 13 centros em Maceió, se dá no âmbito das famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e o convívio. A sede, localizada na parte baixa da capital, atende mais de 7 mil famílias das regiões do Prado, Levada, Ponta Grossa e Brejal e recebe crianças em situação de vulnerabilidade social três vezes por semana para diversas atividades nas áreas de esporte, lazer, educação e cultura.
Mais lidas
-
1DEFESA
'Sem similar no mundo': avião Super Tucano brasileiro está prestes a entrar no mercado europeu
-
2GESTÃO
Prefeitura de Maceió acaba com indicação política para a gerência de Unidades de Saúde
-
3NO APAGAR DAS LUZES
OAB palmeirense cobra transparência na gestão municipal de Palmeira dos Índios
-
4MAIORIA FORMADA
Oito vereadores de Palmeira subscrevem petição da OAB e exigem explicações sobre mais contratos e recursos municipais da gestão do imperador
-
5VIOLÊNCIA
Homem agride companheira dentro da UPA de Palmeira dos Índios e causa danos ao patrimônio público