Cidades

Maceió: SMTT destaca campanha de segurança nos ônibus

02/09/2015
Maceió: SMTT destaca campanha de segurança nos ônibus
Tácio Melo enfatiza o uso do Cartão Bem Legal para tirar de circulação o dinheiro dentro dos ônibus

Tácio Melo enfatiza o uso do Cartão Bem Legal para tirar de circulação o dinheiro dentro dos ônibus

A prefeitura de Maceió fez o lançamento da campanha de segurança dentro dos coletivos urbanos durante um café da manhã na última segunda-feira (31). A ação visa diminuir gradativamente a circulação de dinheiro nas catracas dos ônibus, que são alvos constantes de assaltantes que entram nos coletivos.

De acordo com pesquisa realizada pelas operadoras do sistema, 87% dos assaltos acontecem no embarque para porta dianteira e antes da catraca, o que evidencia diretamente o fato dos assaltantes focarem mais o dinheiro das passagens que ficam no caixa do cobrador.

O cartão eletrônico de passagem, também conhecido como Bem Legal, é o único meio de reduzir a circulação de dinheiro dentro dos coletivos. Ele já é utilizado por 60% dos usuários de transporte público de Maceió e com a campanha de segurança, a estimativa é que este número aumente ainda mais até a saída total do dinheiro para pagamento de passagens.

Durante o lançamento da campanha, o superintendente da SMTT, Tácio Melo destacou a iniciativa que tem a parceria dos órgãos de segurança e de trânsito do Estado e do Município, Ministério Público Estadual, Transpal e Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Alagoas.

“É mais uma etapa que estamos fazendo para a melhoria do sistema de transporte público em Maceió. A reforma de terminais de ônibus, aumento da frota, implantação de faixas exclusivas para ônibus, aplicativo para acompanhamento em tempo real do trajeto dos coletivos são medidas já em funcionamento para os usuários do transporte público. A segurança dentro dos coletivos é essencial também para a licitação do transporte público de Maceió que brevemente ira sair”, salienta. A abertura dos envelopes está marcada para o próximo dia 15 de setembro.

O superintendente destaca ainda uma das principais funcionalidades que o cartão Bem Legal proporciona aos passageiros. “Com a licitação do transporte público, o cartão eletrônico será o único meio de fazer a integração entre os coletivos. Já estamos fazendo a integração temporal em fase de teste no terminal da Rotary e em algumas linhas com destino ao Centro da cidade”. Os terminais do Benedito Bentes e do Colina dos Eucaliptos também já possuem o sistema de integração de ônibus.

A marca da campanha de segurança nos coletivos terá divulgação em cartazes espalhados dentro dos coletivos e em propagandas de rádios. Já o cartão Bem Legal pode ser obtido gratuitamente nos cinco postos da Transpal localizados na Rua Buarque de Macedo, Cepa, Ufal, no Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes. Uma equipe volante também faz o cartão nos terminais de ônibus e com a entrega gratuita e imediata.

As recargas do cartão eletrônico de passagens são feitas nos postos do Cartão Bem Legal (Transpal) e em mais de 90 lojas de conveniência (mercadinhos, farmácias e panificações) dos bairros.

Recarga via celular

Durante o lançamento da campanha de segurança dentro dos coletivos, a Rede Ponto Certo de recarga, empresa que administra o Cartão Bem Legal em Maceió, anunciou o início da recarga pelo aparelho celular. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e facilita a aquisição dos créditos de passagem já que não há necessidade de usar o dinheiro nos pontos de venda. Mais informações no site http://www.redepontocerto.com.br