Geral
Renan Filho anuncia investimetos para a segurança pública


O presídio é construído com tecnologia que impede fugas e permite aos presos viverem com dignidade”, disse Renan Filho, ao inaugurar o presídio (Fotos: Márcio Ferreira)
Alagoas conta com o segundo presídio militar do país. O governador Renan Filho fez a entrega, nesta sexta-feira, 7, do Presídio Militar Major PM João Kylderes Cardoso Moreira, construído no complexo prisional da capital. A medida traz mais segurança aos militares condenados, bem como inaugura um sistema moderno, alinhado às normas penais e de segurança, no Estado.
Toda a estrutura foi construída com a mão de obra de reeducandos. “É um modelo inovador que Alagoas vai continuar seguindo, dando emprego a quem está no sistema prisional. O presídio é construído com tecnologia que impede fugas e permite aos presos viverem com dignidade”, apontou Renan Filho.
O secretário da Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, também avaliou a nova unidade. “É uma preocupação constante da segurança pública toda rebelião no sistema, com a permanência de militares sub judice, num mesmo ambiente de outros presos. Essa ação denota o respeito que temos pela classe militar, representa mais estrutura para as forças policiais no Estado”, afirmou Alfredo Gaspar.
Na sequência, foi realizada a entrega de dois novos veículos para o Instituto Médico Legal (IML). “Vai acabar em Alagoas a história do cidadão ser morto e passar oito, nove, dez horas, como espera pela chegada do IML. Hoje estão sendo entregues dois novos veículos e, em breve, repassaremos mais quatro, para distribuí-los regionalmente”, declarou o governador.
Plano para segurança
Ainda na solenidade, Renan Filho adiantou que o governo trabalha na consolidação de um plano de investimentos para a segurança pública. Serão investidos cerca de R$ 100 milhões na área.
“Nos próximos dias, nós vamos apresentar o plano de investimentos da segurança pública. Com recursos provenientes do governo federal, investiremos na Unidade de Internamento de Menores e na Rádio Comunicação Digital, que vai trazer a Polícia Militar para o século 21”, disse o governador.
Sobre o plano, Renan Filho acrescentou: “Com recursos do Detran vamos lançar uma série de obras, os Cisps [Centros Integrados de Segurança Pública], as Casas de Custódia de Arapiraca e de União dos Palmares para presos provisórios, a reconstrução dos Batalhões Militares nas cidades maiores, como Delmiro Gouveia e Penedo”.
O governador indicou ainda que, em quatro ou cinco municípios, será integrado operacionalmente o funcionamento da guarda municipal com o da segurança pública do Estado. Para isso, o governo vai investir na guarda municipal desses municípios.
Esse investimento passa pela qualificação dos agentes. “Ontem, eu assinei um processo autorizando a vinda de membros da Swat, da polícia de elite americana, para vir capacitar a polícia alagoana. Nós vamos incluir nesse curso de qualificação guardas municipais. O caminho é esse, pela integração”, ponderou Renan Filho.
Acerca do presídio militar, cabe destacar a homenagem ao policial João Kylderes Cardoso Moreira, falecido no ano passado. Ele foi reconhecido pelos serviços prestados à corporação e pela bravura. A unidade será inicialmente administrada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Nos próximos meses, o complexo prisional da capital terá outras duas inaugurações, dos presídios masculino e feminino. Serão mais mil vagas no sistema.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
3COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
4ATENTADO
Ex-candidato a vereador pelo PT é um dos mortos no atentado a bala em Santana do Ipanema
-
5EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios