Geral
VIII Conferência Estadual de Saúde debate desafios e avanços para o SUS


Entre os temas a serem debatidos durante os quatro dias da VIII Coesa, está o direito à saúde, gestão do SUS, ciência e inovação, educação e valorização do trabalho na assistência à saúde (Foto: Carla Cleto)
Para discutir os desafios e avanços na assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), técnicos, gestores e integrantes da sociedade civil organizada irão participar, de 3 a 6 de agosto, da VIII Conferência Estadual de Saúde (Coesa). Realizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES/AL), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, situado no bairro Jaraguá, em Maceió, o evento tem o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Ministério da Saúde (MS) e Conselho Nacional de Saúde.
Entre os temas a serem debatidos durante os quatro dias da VIII Coesa, está o direito à saúde, gestão do SUS, ciência e inovação, educação e valorização do trabalho na assistência à saúde. Estarão presentes representantes dos 102 municípios alagoanos que, além de apresentarem a situação da saúde em suas regiões, irão propor soluções e encaminhamentos, que serão apresentados durante a XV Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, de 1º a 4 de dezembro deste ano.
De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, a VIII Coesa é uma oportunidade importante para a apresentação dos desafios enfrentados no SUS em Alagoas.
“O Controle Social foi o braço guerreiro nas lutas por uma assistência à saúde com dignidade, junto com gestores e outros setores da saúde, que atuaram desde a concepção até a elaboração de documentos e leis”, pontuou.
Programação
O evento terá inicio na próxima segunda-feira (3), a partir das 14h, com o credenciamento dos participantes. No primeiro dia, os conferencistas assistirão à palestra magna ‘Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro’, que será proferida pela presidente do Conselho Nacional de Saúde, Socorro de Souza, e pelo secretário geral da Presidência da República, Marcelo Pires.
No dia 4, as atividades se iniciam às 8h, com a apresentação do regulamento da conferência, seguida de uma palestra sobre a conjuntura atual da economia alagoana e apresentações culturais. Às 13h será realizada uma mesa redonda coordenada pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, que terá como eixos de discussão a participação social, o direito a saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade, gestão do SUS e modelos de atenção à saúde, além de financiamento do SUS e relação público-privado.
Já no dia 5, as atividades serão iniciadas a partir das 8h, com uma mesa redonda coordenada por Sérgio Moraes Studart, representando a Controladoria Geral da União (CGU), que irá abordar os temas: reformas democráticas e populares do estado, ciência, tecnologia e inovação no SUS, valorização do trabalho e educação em saúde e informação, educação e política de comunicação do SUS.
Ainda no dia 5, serão realizados um debate, apresentação cultural e a realização de grupos temáticos. A conferência será concluída no dia 6, com a realização da plenária final, com inicio às 8h, onde serão eleitos os delegados estaduais, que participarão da XV Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, de 1º a 4 de dezembro deste ano.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
3HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
4FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia de Gabriel Lincoln denuncia intimidação policial