Geral
Detran coordena reunião com Algás e empresas de inspeções veicular


Estado quer facilitar acesso da população a um serviço de revisão veicular mais ágil. (Foto: Divulgação)
A busca por soluções para melhorar os serviços de inspeção veicular em Alagoas foi o motivo de uma reunião ocorrida na terça-feira, 28, no gabinete do presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), Antônio Carlos Gouveia. A demora no agendamento de inspeção veicular no estado ainda é um problema a ser resolvido pelas partes envolvidas neste processo. Antônio Gouveia foi quem conduziu a reunião na busca para de alternativas que visem resolver este problema que ocorre há alguns anos no Estado.
O Certificado de Segurança Veicular (CSV) é um documento necessário a todos os veículos que passem por algum tipo de modificação em sua estrutura. Uma dessas alterações é instalação do “kit gás”. Todos os veículos convertidos para o gás natural devem ter o CSV.
Em Alagoas, há 18 mil veículos que utilizam gás natural e, desta forma, todos precisam passar, anualmente, por uma inspeção de uma empresa especializada ou organismo autorizado para este serviço. Há, no estado, apenas uma empresa autorizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e inspecionada pelo Instituto de Metrologia (Inmetro) para fazer prestar este tipo de serviço. Assim, o dono do veículo que procurar agendamento hoje só conseguirá atendimento em novembro. Como o CSV é um documento obrigatório, a inexistência dele pode provocar a apreensão do veículo.
Além do CSV, o Serviço Nacional da Indústria (Senai) Unidade/Poço, também fazia este tipo de inspeção veicular. No entanto, por determinação do Denatran, os serviços foram suspensos na oficina do Senai. O que reduziu ainda mais a oferta para este tipo de serviço.
No encontro mediado por Antônio Gouveia ficou decidido que as buscas serão feitas diretamente ao Denatran, que tem autoridade para credenciar ou descredenciar empresas e organismos para este tipo de operação. O presidente do Detran/AL vai agendar uma reunião com Alberto Angerami, presidente do Denatran, para tratar do assunto.
Além de Antônio Gouveia, participaram da reunião desta terça-feira, o presidente da Gás de Alagoas (Algás), Arnóbio Cavalcanti, diretores setoriais do Detran/AL e representantes do Senai.
Mais lidas
-
1NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
2HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia de Gabriel Lincoln denuncia intimidação policial
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA