Geral
Profissionais da Saúde discutem prevenção de doenças de veiculação hídrica


As ações serão idealizadas com base na realidade de cada região do Estado, com o objetivo de evitar surtos de doenças de veiculação hídrica (Fotos: Divulgação e Carla Cleto)
Com o aumento das chuvas, representantes das áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do Ministério da Saúde discutiram estratégias para prevenir as doenças de veiculação hídrica. O debate ocorreu nesta quinta-feira (23), no auditório Arthur Ramos, na sede da Sesau, no bairro Jaraguá, em Maceió.
Durante o encontro, a superintendente de Vigilância em Saúde, Cristina Rocha, destacou a importância da iniciativa. Ela ressaltou que a parceria entre as gestões da saúde atua para evitar surtos de doenças graves, como diarreia e leptospirose.
“A prevenção das doenças de veiculação hídrica envolve a participação de diversos setores da assistência à saúde, a exemplo da Atenção Básica, laboratórios e vigilâncias ambiental e epidemiológica”, destacou Cristina Rocha.
Também presente ao encontro, a representante do Ministério da Saúde, Rejane Alves, apresentou um panorama da situação das doenças diarreicas no Brasil e ressaltou que o controle destas patologias representa vidas salvas e segurança para milhares de alagoanos. “São doenças graves, que podem levar a óbito ou deixar sequelas nos pacientes”, ressaltou Rejane Alves.
Já a gerente do Núcleo dos Agravos de Veiculação Hídrica da Sesau, Jean Lúcia dos Santos, informou que outro ponto é a tomada de novas ações para ampliar a vigilância e o cuidado para que surtos de doenças sejam prevenidos em Alagoas. “As ações serão idealizadas com base na realidade de cada região do Estado”, afirmou a gerente.
Participaram da reunião os representantes do Laboratório Central do Estado (Lacen), Diretorias de Vigilâncias Epidemiológica, Ambiental, Atenção Básica e Ministério da Saúde.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
3HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
4FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia de Gabriel Lincoln denuncia intimidação policial