Geral
Governo do Estado e Prefeitura discutem projetos para o bairro do Jaraguá


Segundo o secretário Pablo Viana, “a revitalização do Jaraguá é fundamental para a atração de novos negócios no bairro”. Ele também expôs no encontro o projeto do Museu de Ciência e Tecnologia, mais um equipamento que irá integrar o Parque Tecnológico de Alagoas (Foto: Ascom Secti)
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, começaram a discutir ações em comum que possam gerar projetos de melhorias para a região do bairro Jaraguá. A primeira reunião aconteceu nesta terça-feira (21), na sede da Secti, em Jaraguá, com a participação dos titulares das referidas pastas, Pablo Viana e Messias Costa, e equipe técnica de ambas as secretarias.
No encontro desta terça, os projetos apresentados foram: Museu de Ciência e Tecnologia, pelo Governo do Estado, e Centro Pesqueiro, por parte da Prefeitura.
A Secti tem em seus objetivos estratégicos contribuir com o desenvolvimento do bairro do Jaraguá, fomentando um ambiente de inovação tecnológica, a partir da implantação do Parque Tecnológico de Alagoas e do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços, ambos em construção, próximos ao Centro de Convenções de Maceió. Nesse sentido, também mantém a sede da secretaria na região para participar da vida econômica e social do bairro.
O secretário Messias Costa explicou o que é o Centro Pesqueiro, obra orçada em R$ 10 milhões, que será erguida próximo ao Porto de Maceió. O investimento tem recursos do Ministério das Cidades e prevê um mercado de peixes, estaleiro para fabricação e consertos de barcos e embarcações, fábrica de gelo, lanchonete e comidas típicas, prédio para abrigar a associação de pescadores, um museu da memória viva da Vila dos Pescadores, dentre outros equipamentos.
Costa ressaltou a importância da integração entre as diversas esferas de governo e a iniciativa da Secti em promover a reunião entre município de Maceió e o Estado. “Esses encontros, principalmente entre a governança local, são fundamentais para que os esforços sejam em conjunto e gerem benefícios para os cidadãos. O governador Renan Filho tem demonstrado esse interesse e nós temos mantido contato com diversas secretarias do Estado para desenvolvermos trabalhos integrados”, disse. Ele informou que a Prefeitura está formatando um plano de desenvolvimento estruturado para Maceió, que prevê como uma das áreas prioritárias a região do Jaraguá.
Programas estruturantes
“A revitalização do Jaraguá é fundamental para a atração de novos negócios no bairro”, defende Pablo Viana, que expôs no encontro o projeto do Museu de Ciência e Tecnologia, mais um equipamento que irá integrar o Parque Tecnológico de Alagoas, assim como o Polo de TI e os Polos Agroalimentares de Batalha e Arapiraca. Viana destacou que somente ações integradas entre o Estado e o município conseguirão gerar programas estruturantes para Jaraguá. Lembrou que a região já desponta como local de inovação tecnológica a partir dos projetos da Secti no bairro.
O museu, mais um equipamento que será erguido em Jaraguá, encontra-se em fase de elaboração do projeto. Segundo Viana, “o Museu de Ciência e Tecnologia funcionará como uma âncora ao Parque Tecnológico, aproximando setores da nossa sociedade. Deverá contar com ações que estimulem a economia criativa como mais um instrumento de inclusão e estímulo à inovação e ao empreendedorismo”.
O projeto do museu, de acordo com o secretário, está sendo elaborado de forma articulada, envolvendo o Polo de Tecnologia da Informação e Comunicação ao setor produtivo de TI e governo. Além de articular e agregar a indústria, universidade e sociedade civil, agora pode acrescentar também um formato de incubadora para apoiar o empreendedorismo cultural por meio da tecnologia da informação.
Mais lidas
-
1NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
2HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia de Gabriel Lincoln denuncia intimidação policial
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA