Geral
Governador entrega centro de atendimento exclusivo de AVC

O governador Renan Filho entregou nesta terça-feira (21) a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC), do Hospital Geral do Estado (HGE) – primeiro centro na área na rede de saúde de Alagoas, pública e particular. No ano passado, foram atendidos mais de dois mil pacientes com AVC no HGE e, desses, cerca de 400 foram a óbito. Essa é a terceira unidade de tratamento específico aberta somente este ano no hospital.
Com o novo centro, o tratamento do AVC será imediato e mais eficaz. Possíveis sequelas da doença serão reduzidas drasticamente. “O compromisso do governo do Estado com a saúde é uma exigência da população. Temos trabalhado de forma perene. Abrimos o centro vascular recentemente e hoje oferecemos à população um serviço especializado em AVC, que é uma das principais causas de mortalidade”, declarou o governador Renan Filho.
Os pacientes que forem atendidos nas primeiras 4 horas e meia do AVC isquêmico serão submetidos ao uso de trombolítico (medicamento que dilui o coágulo que obstrui a artéria). “A rede privada não oferece em Alagoas um serviço como esse. É uma unidade exclusiva. Cada dose do medicamento custa R$ 3 mil, mas o alagoano que sofrer um acidente vascular cerebral e vier para cá irá receber essa injeção”, informou o governador.
O centro será coordenado pela neurologista Simone Silveira. “Essa unidade é importante para os pacientes vítimas do AVC isquêmico. Aqui, eles receberão atendimento em tempo hábil e podem sair sem déficit ou com déficit mínimo neurológico. Interfere, inclusive, na recuperação”, explicou a médica.
Além desse espaço, foram entregues este ano no hospital a Unidade de Cirurgia Vascular e a Unidade de Infarto Agudo do Miocárdio. “Esses centros são disponibilizados com toda a linha de cuidado, desde o recebimento até a finalização, com equipes multiprofissionais. A unidade de AVC foi aberta à comunidade há poucos dias. Hoje é a entrega oficial. Mas já estamos funcionando. Temos seis leitos ocupados dos dez existentes”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.
Sinais de AVC
Ainda durante a entrega, a coordenadora da unidade, Simone Silveira, apresentou sinais de alerta do AVC: quando se levanta o braço, o braço cai; a vítima tem dificuldade em formular frases; a boca fica torta. Esses sintomas podem vir combinados com cefaleia, tontura. Simone Silveira enfatizou que o AVC é uma emergência médica. Observados os sinais, o paciente deve ser encaminhado imediatamente para o centro.
Mais lidas
-
1NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
2HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia de Gabriel Lincoln denuncia intimidação policial
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA