Geral
Empresário quer exportar derivados da mandioca alagoana para a Suíça


Produtos como a goma de tapioca e a mandioca ralada para preparo de bolos chamam a atenção do mercado externo. “Além disso, a mandioca produzida no Estado tem o selo da agricultura familiar”, diz empresário (Fotos: Divulgação e Petrônio Viana)
O empresário brasileiro Cícero Batista de Freitas, radicado na suíça há 34 anos, esteve reunido nesta segunda-feira (20) com o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, para manifestar interesse na compra de produtos derivados da mandioca produzida em Alagoas com fins de exportação.
De acordo com o empresário, desde que abriu seu empreendimento, a “Pulpes de Fruit Du Bresil”, há três anos, vem adquirindo seus produtos do Estado de São Paulo. No entanto, Freitas diz ter bons motivos para buscar uma nova fonte de matéria-prima.
“Eu compro a mandioca pré-cozida e congelada, mas também encontrei aqui a goma de tapioca e a mandioca ralada para preparo de bolos. Além disso, a mandioca produzida em Alagoas tem o selo da agricultura familiar e os produtos que levam em consideração essa questão social são de fácil divulgação e estão em alta no mercado europeu”, disse o empresário.
Para o secretário de Agricultura, o interesse relatado pelo empresário demonstra todo o potencial de exportação da mandioca alagoana e seus derivados, incentivando ainda mais as ações visando o aumento da produção. “Essa é uma oportunidade ímpar que se apresenta para a divulgação do nosso Estado em outros países. Uma iniciativa como essa pode abrir inúmeras portas. No que depender da nossa secretaria, o grupo suíço e todos os outros que nos procurarem terão total apoio”, disse Álvaro Vasconcelos.
O secretário lembrou ainda que, no mesmo dia, foi realizada na sede da Seapa a reunião que reativou a Câmara Setorial da Mandioca e Derivados, que voltará a intermediar o diálogo entre o Governo do Estado e os produtores na implementação de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura em Alagoas.
A reunião teve ainda a presença do presidente da Câmara Setorial, Eloísio Lopes Junior; do presidente da Unicafes, João dos Santos, e do representante da “Pulpes de Fruit du Bresil” em Alagoas, Geraldo Lima.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
3ATENTADO
Ex-candidato a vereador pelo PT é um dos mortos no atentado a bala em Santana do Ipanema
-
4COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
5EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios