Geral
Secretária destaca importância de conferência na construção de políticas públicas


Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, o evento acontece no auditório do Centro de Convenções Ruth Cardoso (Foto: Ascom SEMUDH)
A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante, participou, na noite dessa quarta-feira ontem (1), da abertura da VIII Conferência Municipal de Saúde Maceió (Consam). Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, o evento acontece no auditório do Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá.
Durante a abertura da conferência, a secretária ressaltou a importância de acompanhar eventos como este, que segundo ela são favoráveis à elaboração de políticas públicas de atenção à saúde com foco em melhorias aos usuários do serviço público. Ela comentou, ainda, que o tema também engloba o universo das pessoas com deficiência, as minorias e, sobretudo, os direitos humanos, já que a saúde pública deve ser um bem comum a todos.
“A realização de conferências é o que legitima a participação da sociedade na construção de políticas públicas, além permitir o exercício do controle social, que é feito por conselhos municipais e estaduais. Com o tema fazendo referência à saúde de qualidade e direito de todos, este evento nos mostra que, neste sentido, evoluímos no Sistema Único de Saúde. Já temos uma possível universalidade, mas para isso precisamos avançar mais em qualidade, recursos, estrutura, e é isso que está sendo discutido na Consam”, disse Rosinha.
A abertura da Conferência contou com a participação de gestores municipais, como a secretária de Saúde Sylvana Medeiros e o vice-prefeito Marcelo Palmeira e a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska. Houve também palestra com o secretário da Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Rogério Carvalho, que focou a abordagem na definição de um modelo de organização sistemática para a saúde pública nos municípios brasileiros.
O evento também faz uma homenagem póstuma ao ex-secretário municipal de Saúde, o médico geriatra João Macário, pela relevante atuação no serviço público.
Mais lidas
-
1NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
2HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia de Gabriel Lincoln denuncia intimidação policial
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5OBITUÁRIO
Médica Paula Domingues Kotovics morre aos 43 anos e deixa legado de dedicação à saúde e autoestima em Maceió