Artigos

Erga Omnes

27/06/2015
Erga Omnes

    VEJA, Edição 2431, de 24 de junho de 2015, mostra “ A queda do Príncipe dos Empreiteiros” e, portanto, encontra-se ligada ao escândalo do Petrolão. Em outras palavras, a estrela-guia, isto é, o mentor de tudo isso a qualquer momento poderá ser fisgado pela operação Lava-Jato. Diga-se, de passagem, a Polícia Federal faz uma investigação séria no sentido de prender os responsáveis pelo desvio de seis bilhões de reais surrupiado da Petrobras. Espera-se que, desta feita, o STF cumpra sua revelante função de guardião da Constituição vigente.
A roubalheira petista, por sua vez, começou a partir do governo de Luís Inácio LULA da Silva(2003), cognominado de BRAHMA no mundo das empreiteiras. E, por conseguinte, dizer que não sabe nada, nunca soube coisa alguma é, sem sombra de dúvidas, falácia de um ex-metalúrgico que vive no luxo como se tivesse nascido num lar rico.
Por outro lado, prometeu acabar com a fome dos nordestinos descamisados e, por isso, embromou oito anos prometendo aquilo que dissera antes de subir a rampa do Palácio do Planalto. Engordou a conta bancária de seu filho – Fábio Luís da Silva – que, durante o mandato do pai – tornou-se  novel milionário da família Silva. Inclusive, seu sobrinho Taiguara Rodrigues dos Santos é dono de uma fortuna incalculável. Pensando bem… A PF poderia averiguar junto à Receita Federal a origem dessa dinheirama.
“A família do ex-presidente Lula com os empresários (foto na página 48 da Revista em epígrafe) da Odebrecht e da Andrade Gutierrez rende dividendos para as duas partes desde a década de 90. As empreiteiras ganharam bilhões de reais com o esquema de corrupção na Petrobras. Do outro lado, com a ajuda dos empreiteiros, a filha do ex-presidente morou no exterior, o filho ficou milionário e o sobrinho virou um empresário de sucesso.” Tudo isso, só foi possível, com a parceria do governo petista com os malfeitores do erário público.
A bem da verdade, “Lula não atua como lobista só por amor à Pátria. Conforme VEJA revelou, a OAS reformou um sítio usado por ele no interior de São Paulo. Além disso, construiu o triplex que pertence à família do ex-presidente.” Somente com esse arranjo, já se prova a improbidade administrativa do homem que bebe cana e, ao mesmo tempo “Brahma”.
Resta a acrescentar  que o empresário preso  – Marcelo Odebrecht – avisou: “Não cairei sozinho”. A constelação do PT ( Petrolão do Terror), por certo, desabará com o restante das investigações. Isto é, LULA  e seus comparsas serão indiciados por tudo que fizeram contra o Brasil que não merece esse tratamento nefasto.
A presidente Dilma Rousseff, encontra-se acuada com o TCU – Tribunal de Contas da União- que a enviou treze explicações solicitando o remendo de suas contas de 2014. Primeiro, desrespeitou à Carta magna de cinco de outubro de 2008. Depois, a Lei de Responsabilidade Fiscal (2000)  regulamenta o uso do dinheiro público. Por conta disso, claudicou duas vezes e, por isso, poderá ser afastada do cargo pela Câmara dos Deputados. Nesse caso, o vice-presidente assumiria  à presidência da República. E, sendo assim, o PMDB de Renan Calheiros passaria a mandar do país.
A cambada petista prometeu ética, transparência pública, e, sobretudo, honestidade para com a coisa pública. Nada foi cumprido e, o pior, o desmando não tem hora para terminar. Muito pelo contrário, a corrupção ganha dimensões alarmantes que respinga nos Estados e nos Municípios. Aliás, supera a corrupção de 64 que se encontrava somente do Poder Legislativo.
“ Em abril, Carlos Fernando Lima, um dos procuradores da Lava-Jato, disse em uma entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo que a investigação se tornara tão ampla que chegaria a ‘mares nunca dantes navegados’. Na sexta-feira passada, a Lava-Jato aproou para praias que pareciam inatingíveis, prendendo os presidentes das duas maiores empreiteiras do Brasil – Marcelo Odebrecht, presidente e herdeiro da empresa que leva seu nome, e Otávio Gutierrez”.
Dessa forma, a expressão latina ERGA OMNES sentencia: Para todos a lei deve ser cumprida sem exceção. Até por que os ladrões de colarinho branco nos EUA são tratados como presos comuns. Aqui, infelizmente, há prisões especiais àqueles que roubam descaradamente os cofres da estatal Petrobras.
É mister que o Brasil imite o país do Tio Sam. Do contrário, corre-se o risco da impunidade que se agiganta em todo o território  nacional. Sonho com uma nação justa, solidária e, principalmente, sem corrupção. Afinal, dissera Rui Barbosa: A Nação é para todos e não para um punhado de ladrões acobertados pela impunidade. “ Não sinto vergonha de ser honesto”.