Geral

Escola Manoel de Matos promove dia dedicado às famílias

19/06/2015
Escola Manoel de Matos promove dia dedicado às famílias
 Intitulado Dia da Família na Escola, o evento encerra o primeiro semestre letivo e fortalece a parceria existente entre a instituição e a comunidade escolar (Foto: Valdir Rocha)


Intitulado Dia da Família na Escola, o evento encerra o primeiro semestre letivo e fortalece a parceria existente entre a instituição e a comunidade escolar (Foto: Valdir Rocha)

A Escola Estadual Manoel de Matos, em Santana do Mundaú, viveu um momento diferente nesta quinta-feira (18). Foi o dia de pais e mães virem à escola para se informarem sobre o desempenho de seus filhos em sala de aula e conhecerem um pouco mais dos projetos desenvolvidos na unidade de ensino.
Intitulado Dia da Família na Escola, o evento encerra o primeiro semestre letivo e fortalece a parceria existente entre a instituição e a comunidade escolar. Na ocasião, houve apresentação dos resultados alcançados pelos alunos, distribuição do jornal e apresentação de projetos desenvolvidos na escola.
Um destes projetos é o Conectando Salas de Aula, iniciativa que promove intercâmbio entre a unidade do Vale do Mundaú e a escola inglesa Riccall Primary School, na cidade de York. O projeto, que surgiu a partir das aulas de Língua Inglesa, possibilita que os estudantes alagoanos interajam com uma outra cultura e fortaleçam seu conhecimento do idioma estrangeiro.
“Nossos alunos gravam mensagens em Inglês cumprimentando os colegas da escola britânica. Nós enviamos estes registros por meio de podcasts e vídeos e, pouco tempo depois, eles nos respondem com novas mensagens. Esse intercâmbio possibilita que culturas tão diferentes interajam entre si e aprendam um pouco mais sobre outra realidade. Nos próximos dias, por exemplo, enviaremos material sobre as nossas festas juninas”, explicou a professora responsável pelo projeto Maria Quinor da Silva, ao declarar que a ação conta com apoio do Consulado Britânico no Brasil.

Matemática

Durante o evento, as famílias também puderam conhecer os resultados da unidade na primeira fase da edição 2015 da Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP). Em 2014, a escola foi premiada no evento, tendo dois alunos medalhistas de bronze e professores também agraciados.
Nesta primeira fase da competição, 47 alunos foram aprovados e seguem para a segunda etapa, cujas provas ocorrem em setembro.
Responsável pela OBMEP na escola, o professor de Matemática Ledivaldo Gomes relatou como a unidade se preparou para as provas.
“Trabalhamos a metodologia da Olimpíada constantemente com os alunos, fazendo uso de jogos e outras ferramentas pedagógicas. Para esta segunda fase, vamos focar no desenvolvimento no raciocínio lógico, habilidade que é mais cobrada nesta etapa posterior”, adiantou.

Parceria

Os pais e mães presentes ao evento destacaram a importância da parceria entre a família e a escola. Uma das mais ativas mães da comunidade, Damiana Lins, faz questão de acompanhar as atividades da instituição e o desempenho de seus filhos Rafael, 16 anos e Rachel, de 13.
“Participo de tudo porque entendo que, nesta parceria, a escola ensina e a família educa. Aqui, meus filhos estão adquirindo um bem precioso e para toda a vida, que é o conhecimento”, disse Damiana, que deixou de estudar na 5ª série e já faz planos de cursar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola.
A filha Rachel, matriculada no 8º ano do Ensino Fundamental, também não esconde o carinho pela escola. Ela é uma das estudantes que participam do Projeto Conectando Salas de Aula.
“A escola acredita no nosso potencial e mostra que somos capazes de ir além. Isso nos motiva muito”, revelou.
A diretora da escola, Quitéria Calado, disse que, por meio destes eventos, a unidade cumpre o seu papel social.
“A instituição deste dia dedicado à família fortalece a nossa parceria com a comunidade na busca pela qualidade na educação”, afirmou.
Elisabete Ferreira, coordenadora da 7ªCoordenadoria Regional de Educação – que atende todos os municípios do Vale do Mundaú – também apoia a iniciativa.
“A escola desempenha um papel que vai além da transmissão de conhecimento, preparando os jovens para a vida. Ver uma comunidade tão comprometida com a escola e a educação de seus filhos é gratificante”, revelou.