Geral

Obras prioritárias para melhorar o transporte em AL estão em projeto

15/06/2015
Obras prioritárias para melhorar o transporte em AL estão em projeto
Mosart Amaral, secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, em entrevista à TV Maceió (Foto: Divulgação)

Mosart Amaral, secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, em entrevista à TV Maceió (Foto: Divulgação)

Em entrevista cedida a TV Maceió, nessa sexta-feira (12), o gestor da pasta de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, falou sobre as obras de grande prioridade para o governador Renan Filho que terão grande impacto no Estado e na região metropolitana de Maceió, entre elas, a duplicação da AL-101 Norte e AL-220, Flamenguinha e aeroportos de Arapiraca e Maragogi.
Quando perguntado sobre a duplicação da AL-101 Norte, Amaral disse ser uma obra de prioridade absoluta e que o projeto de duplicação da rodovia vem sendo estudado minunciosamente. Ele afirmou ainda que a obra terá um impacto grandioso para o turismo no Estado de Alagoas, mas que é preciso cautela na definição do traçado.
“Estamos discutindo exaustivamente com técnicos, em reuniões periódicas, para que possamos ter o melhor traçado para que não haja problemas em relação ao comércio local, ao acesso que já existe, prevendo também a expansão de toda a região, que tende a crescer bastante com o turismo e com a expansão imobiliária. Temos que pensar em todas as variáveis. É uma obra que requer uma liberação de recurso elevado e vamos depender da participação federal”. Assegurou o gestor.
Já em relação a duplicação da AL-220, Mosart explicou que o projeto já foi finalizado e está em processo de licitação. Segundo ele, é desejo do governador Renan Filho que a duplicação alcance a BR-101. “Essa é mais uma obra de grande importância para o turismo, sobretudo porque chega até a duplicação da BR-101 – que já está em curso -, o que nos dá uma condição de, futuramente, duplicar até Arapiraca. O projeto agora, entretanto, é chegar até a BR-101”, ressaltou Amaral.
O secretário falou ainda sobre a Flamenguinha, mais uma via de acesso que irá beneficiar o turismo e facilitar a vida dos cidadãos alagoanos.
“Essa é hoje nossa prioridade número um. A última ponte está sendo concluída e acredito que em no máximo três meses a Flamenguinha será inaugurada. Essa uma obra importante obra que além de atender o turismo, vai facilitar a vida pessoas que moram, sobretudo, na parte alta da cidade que queiram se dirigir para a parte norte do Estado. Será uma grande opção e que vai diminuir bastante o percurso”, enfatizou Mosart.
No que se refere aos novos aeroportos, o gestor confirmou a possibilidade dos aeroportos de Maragogi, Arapiraca e Penedo. Mosart informou que o de Maragogi e o de Arapiraca já deram o pontapé inicial. Para o aeroporto de Arapiraca, foi assinada uma ordem de serviço focando em um estudo da escolha do sítio, que sairá em 60 dias.
Segundo ele, o aeroporto é de grande valia para região que está em desenvolvimento e irá impulsionar ainda mais o desenvolvimento da região Agreste. Com relação ao aeroporto de Maragogi, Amaral assegura estar bem adiantado e que em breve as obras deverão ser iniciadas.
“O governador Renan Filho tomou uma decisão firme em escolher o projeto padrão da secretaria de aviação civil, que seria o projeto de execução mais rápida. É nesse sentido que vamos apostar. O projeto já está sendo adaptado e em seguida vamos fazer uma adequação em relação ao meio ambiente, para a licença ambiental, e a partir daí é apenas uma questão de alocação de recursos para que possamos executá-lo”, informou o secretário de Estado.
Foram abordados, da mesma forma, temas como o VLT e as obras preliminares no entorno da Avenida Fernandes Lima, principalmente no trecho que compreende da Praça Centenário até ao Ibama, com a criação de dois eixos paralelos.
“Estamos finalizando o projeto dos eixos para que possamos ter essas duas vias antes da implantação do VLT. O transtorno durante as obras do VLT será inevitável. Esses dois eixos paralelos para escoamento, porém, darão condição para que as pessoas possam se locomover e o impacto no trânsito seja o menor possível. Além disso, estamos também pensando na criação de um binário em Bebedouro, na Praça Lucena Maranhão, que vai facilitar significantemente o trânsito na área”. Disse Amaral.
Sobre a temática acessibilidade, Mosart destacou a importância das escadarias e pontilhões nas grotas de Maceió, reforçando a visão do governador Renan Filho em priorizar a acessibilidade e desenvolvimento urbano da capital. Ao todo serão 76 grotas contempladas.
“É prioridade do governador Renan Filho investir na capital e ele vem procurando os meios para viabilizar investimentos no Estado. A questão da acessibilidade é básica, sobretudo para os cidadãos que moram numa região totalmente desfavorável. Estamos catalogando todos os acessos, já começamos a fazer os projetos e, no segundo semestre, daremos início às obras. O cidadão necessita de obras de acessibilidade e mobilidade urbana. Pontilhões e escadarias, por exemplo, são coisas simples, mas que fazem grande diferença na vida de quem precisa. Quando facilitamos a vida dessas pessoas, estamos proporcionando a elas mais dignidade e qualidade de vida. É muito gratificante”, ressaltou Mosart.
Além disso, o gestor enfatizou também a crise econômica na qual o país está inserida e o impacto que ela está causando economicamente em todos os estados brasileiros, mas afirma ser importante estar preparado para o fim dela por meio de projetos estruturantes.
“Estamos vivendo um ano difícil. Já sentindo os desembolsos dos programas já contratados e conveniados. Por isso, estamos aproveitando esse momento de crise para planejar novos projetos e dar continuidade aos já existentes, para que no próximo ano possamos vir com carga total. A crise não é eterna e temos que estar preparados para o momento em que ela passar, para que possamos colocar esses projetos que estão sendo planejados agora em prática”, considerou.
Por fim, o secretário de Estado salientou a importância do trabalho conjunto com as lideranças comunitárias e com a liderança do Estado de Alagoas neste cenário de dificuldade econômica.
“Ninguém faz nada sozinho. É preciso que estejamos juntos com toda a equipe da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano para que possamos executar um grande trabalho. Tenho certeza que muita coisa boa vai acontecer e muitas novidades serão anunciadas para a região metropolitana de Maceió e todo o Estado. Estamos só começando”, concluiu o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano.